Ponta Grossa

Sindicato dos Servidores denuncia condições precárias das instalações do CRAR

Aproximadamente 20 pessoas trabalham no local; na última quarta-feira (2), uma estagiária foi atacada por um cachorro e precisou ser atendida pelo Samu

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ponta Grossa (SindServ) realizou, no último dia 25, uma visita às instalações do Centro de Referência para Animais em Risco (CRAR). Segundo a manifestação do órgão em suas redes sociais, as condições são precárias e colocam os servidores em risco.

Leia a manifestação do sindicato na íntegra:

“Em visita realizada pelo SindServ ao CRAR no dia 25 de junho, foi constatado um cenário alarmante de total desrespeito com os trabalhadores do local. Aproximadamente 20 pessoas, entre servidores efetivos, estagiários e residentes, atuam em um ambiente insalubre, sem as mínimas condições exigidas por lei. O espaço administrativo, por exemplo, é compartilhado com animais em recuperação e ainda serve de “cozinha” e arquivo, gerando riscos à saúde e à segurança de todos.

A estrutura física apresenta problemas graves: sala anexa usada como depósito de mantimentos e freezer para animais mortos, banheiro único e minúsculo para uso coletivo e inexistência de um refeitório digno. Situações que violam não apenas a legislação trabalhista, mas principalmente a dignidade dos servidores, conforme garante a Constituição Federal.

O Sindicato alerta que as Normas Regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho devem ser respeitadas, sendo obrigação do município garantir um ambiente laboral sadio, limpo e seguro. O que foi visto no CRAR é uma afronta aos direitos dos trabalhadores e configura risco iminente à saúde física e mental dos profissionais.

Por isso, o SindServ está exigindo providências imediatas. A luta por condições dignas de trabalho é prioridade, e não aceitaremos que os servidores continuem expostos a um ambiente insalubre, desumano e ilegal. Seguiremos firmes na defesa de quem sustenta os serviços públicos com seu trabalho diário.”

Ataque de animal à estagiária no CRAR

Na última quarta-feira (2), após a visita do SindServ às instalações, uma estagiária foi atacada por um cachorro no local e precisou ser atendida por uma equipe médica do Samu.

No dia do ocorrido, a Fundação Municipal de Saúde (FMS), confirmou o incidente e, em nota, afirmou prestar toda a assistência à profissional envolvida no caso.

Relembre: Estagiária é atacada por cachorro no CRAR e socorrida pelo SAMU em Ponta Grossa

O Portal Boca no Trombone questionou a Prefeitura também a respeito da manifestação do sindicato e até a publicação da matéria não houve retorno. Assim que houver uma resposta, o texto será atualizado.

Larissa Bim

Larissa Bim

Comentar

Clique aqui para comentar

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

[sibwp_form id=2]
google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

📢 GCM detalha operação que acabou em quatro prisões em Ponta Grossa 📢 INSS inicia ressarcimento de descontos ilegais a partir do dia 24! 📢 Ele detalhou o pacote com correção do IPTU, renegociação de R$ 303 milhões em dívidas e medidas para adequar PG à reforma tributária. 📢 POSTO MAHLE REAL E SUAS NOVIDADES, MUDANÇAS E INOVAÇÕES PARA O SEGUNDO SEMESTRE 2025 📢 Reserva recebe investimentos em infraestrutura, saúde e lazer: prefeito detalha ações 📢 Agroleite 2025: nova estrutura e expectativa de R$ 500 milhões em negócios 📢 Cursinho social Aprova oferece 20 vagas gratuitas para jovens de Ponta Grossa