Política

Stocco aciona MP por abando da UBS Antônio Saliba

O vereador Geraldo Stocco Filho (PV) acionou o Ministério Público do Paraná para que o órgão apure a possibilidade de reconstrução da Unidade de Saúde Antônio Saliba, em Ponta Grossa. O ofício n° 78/22 foi enviado após os depoimentos do engenheiro responsável pela Fundação Municipal de Saúde e da subsecretária, durante oitiva na “CPI da Saúde”, no dia 20 de julho, na Câmara Municipal. O MP-PR, por sua vez, abriu uma notícia de fato n° 0113.22.003614-0 para investigar o caso. 

De acordo com o ofício enviado pelo parlamentar, a UBS Antônio Saliba teve parte do telhado danificado por vendavais na última semana de 2020, comprometendo o atendimento de pacientes na unidade, que atendia aproximadamente 7 mil pessoas. Em seguida, a unidade também sofreu furtos de equipamentos, fazendo com que os atendimentos fossem deslocados para a UBS Sharise Arruda, cerca de 3km de distância da Antônio Saliba.  

[RELACIONADAS]

Em oitiva realizada pela “CPI da Saúde”, no dia 20 de julho, na Câmara Municipal de Ponta Grossa, o engenheiro responsável pela Fundação Municipal de Saúde e a subsecretária, relataram que a Prefeitura pretende reconstruir o prédio – informação confirmada pela prefeita Elizabeth Schmidt em vídeo publicado em seu perfil no Instagram, no dia 26 de julho . Questionado sobre a possibilidade apenas da execução dos reparos, à época dos fatos, o engenheiro relatou que era possível realizar o conserto das partes danificadas, sem a necessidade de reconstrução da estrutura. 

Para Stocco, faltou planejamento por parte da Prefeitura. “O.”O que podemos notar, é que depois de 19 meses a Prefeitura realmente abandonou a Unidade de Saúde Antônio Saliba, pois ao invés de arrumar o pequeno reparo e reforçar a segurança para que mais de 4 mil famílias da região pudessem continuar sendo atendidas, a gestão não fez nada pela Unidade. Não agiram rapidamente e com isso, o patrimônio público foi furtado e deteriorado. Respeitamos a independência dos poderes e a tomada de decisão por parte do Poder Executivo em querer construir uma Unidade de Saúde nova. Mas como parlamentar tenho o dever de fiscalizar as ações do Poder Executivo que possam ser lesivas à sociedade”, destaca o parlamentar. 

Diante dos relatos apontados durante as oitivas na “CPI da Saúde”, narrados no ofício, Stocco pede que o Ministério Público apure os fatos para a possibilidade de um eventual caso de improbidade administrativa.  


Boca no Trombone

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone