Mundo

Suposto gesto nazista de Elon Musk provoca reações pelo mundo

Musk Boca no Trombone Musk
Reprodução: Internet
Empresário é acusado de fazer gesto associado ao nazismo durante cerimônia de posse de Trump, em Washington

Um ato do bilionário Elon Musk gerou uma onda de controvérsias nesta segunda-feira (20) durante um discurso em um evento que marcou a posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Capital One Arena, em Washington. Durante sua fala, Musk fez um gesto que remete à saudação utilizada pelo regime nazista.

No decorrer de sua apresentação, o CEO da Tesla e proprietário do X fez um movimento característico ao bater a mão direita contra o peito, seguido por uma extensão do braço direito em diagonal para cima, com os dedos unidos e a palma voltada para baixo. Diante dos gritos entusiásticos da plateia, ele repetiu o gesto, desta vez com o braço ligeiramente mais baixo.

“Meu coração está com vocês”, declarou Musk, batendo novamente no peito. “É por causa de vocês que o futuro da civilização está garantido. Graças a vocês, teremos cidades seguras; finalmente cidades seguras. Fronteiras seguras e gastos sensatos”.

O gesto, sugido na Alemanha em meados da década de 1930, consiste em levantar o braço direito estendido com a palma voltada para baixo e é reconhecido como um símbolo frequentemente utilizado por neonazistas e supremacistas brancos desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

Leia mais: Prorrogação do IPVA: novos prazos e descontos de 6% para contribuintes

O jornal israelense Haaretz caracterizou o ato de Musk como “uma saudação romana, tipicamente associada ao fascismo e à Alemanha nazista”. Defensores do empresário e do ex-presidente rapidamente defenderam que o gesto era apenas uma “saudação romana”, semelhante àquela feita por soldados ao cumprimentar seus superiores.

A jornalista do New York Times, Farnaz Fassihi, comentou: “Elon Musk e seu gesto peculiar na televisão ao vivo. O Sr. Musk estendeu o braço duas vezes com a palma da mão voltada para baixo, provocando comparações com a saudação nazista”.

O estrategista democrata Sawyer Hackett comentou: “Nosso novo ‘copresidente’ Elon Musk faz uma saudação nazista no primeiro dia da presidência de Trump”. O ex-congressista republicano Joe Walsh questionou publicamente: “O que ele acabou de fazer ao final deste clipe de sete segundos?”.

Gleisi Hoffmann, presidenta do Partido dos Trabalhadores, afirmou que gestos semelhantes à saudação nazista servem como alerta sobre as figuras idolatradas pelos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Elon Musk já esteve associado a controvérsias envolvendo movimentos extremistas. No início deste ano, o bilionário fez uma live em apoio ao partido AfD, na Alemanha, frequentemente acusado de manter ligações com grupos neonazistas.

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Operação da PRF resulta em apreensão de 11,9 toneladas de drogas na fronteira Motorista se joga de caminhão em chamas para se salvar Previsão do tempo para quinta-feira (06/02) Alagamento na Avenida Dom Geraldo Pellanda em PG Previsão do tempo para terça-feira (28/01) Tentativa de roubo no Centro de PG Previsão de hoje (24)