SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C 🌦️
Publicidade
Política

Tarcísio descarta candidatura à presidência em 2026

Governador Tarcísio de Freitas confirma que disputará reeleição em SP e descarta candidatura à Presidência em 2026 após condenação de Bolsonaro.

Governador Tarcísio de Freitas anuncia reeleição em São Paulo
Pablo Jacob/Governo do Estado de SP
Publicidade

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), confirmou nesta quarta-feira (17) que será candidato à reeleição em 2026 e descartou uma candidatura à Presidência da República. A declaração foi dada durante uma coletiva de imprensa em Araçatuba, no interior paulista.

“Eu pretendo concorrer à reeleição”, afirmou o governador ao ser questionado sobre seus planos para o próximo pleito. Esta é a primeira vez que Tarcísio se posiciona de forma categórica após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e 3 meses de prisão pela Primeira Turma do STF, no âmbito das investigações sobre tentativa de golpe de Estado.

A decisão de permanecer na disputa pelo governo paulista reforça a estratégia de Tarcísio de consolidar sua gestão no estado. Desde o início do mandato, ele tem apostado em obras de infraestrutura, concessões e atração de investimentos privados. O interior de São Paulo, com cidades estratégicas como Araçatuba, Campinas e Ribeirão Preto, é uma das bases eleitorais que o governador busca fortalecer.

Mais notícias: Feijoada solidária da Guarda Mirim ajuda 430 crianças

De acordo com levantamento da AtlasIntel/Bloomberg, divulgado também nesta quarta-feira, 46,3% dos eleitores que apoiam Bolsonaro preferem que Tarcísio seja o candidato à Presidência em 2026, caso o ex-presidente não possa disputar. A pesquisa coloca o governador como principal nome para manter o projeto político do bolsonarismo no cenário nacional.

Com Tarcísio disputando a reeleição, o tabuleiro político para 2026 se redefine. Nomes como o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), o vice-governador Felício Ramuth (PSD) e o secretário de Governo Gilberto Kassab aparecem como possíveis candidatos para futuras disputas, mas sem a necessidade imediata de uma sucessão estadual.

Além de Tarcísio, outros nomes próximos ao ex-presidente aparecem como alternativas para 2026, como o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), preferido por 25% dos entrevistados, e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), com 21,5%. O cenário eleitoral ainda está em construção, mas a decisão do governador de focar na reeleição tende a fortalecer seu grupo político em São Paulo e ampliar sua influência nacional no médio prazo.

*Com informações da CNN

Vinicius Sampaio
Autoria
Vinicius Sampaio
Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →