SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C 🌦️
Publicidade
Últimas

Técnica do NRE de PG destaca importância do Ganhando o Mundo: “É um privilégio e um marco profissional”

A técnica do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Ponta Grossa, Priscila Sirigate Aplewicz, será uma das representantes da região na segunda edição do programa Ganhando o Mundo Professor, iniciativa do Governo do Paraná que leva docentes para uma imersão pedagógica no Canadá. Experiente na rede estadual, Priscila afirma que a participação no programa representa […]

professora ganhando o mundoi
Foto: Reprodução
Publicidade

A técnica do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Ponta Grossa, Priscila Sirigate Aplewicz, será uma das representantes da região na segunda edição do programa Ganhando o Mundo Professor, iniciativa do Governo do Paraná que leva docentes para uma imersão pedagógica no Canadá. Experiente na rede estadual, Priscila afirma que a participação no programa representa um momento singular em sua trajetória profissional.

“Participar do Programa Ganhando o Mundo é um privilégio, é um marco profissional. Eu sou professora de Ciências há 22 anos da Rede Pública Estadual do Paraná e essa é uma chance incrível para a gente poder conhecer o sistema educacional canadense, que está entre um dos melhores do mundo. A gente vai conhecer novas metodologias, visitar escolas e ainda, por cima, poder aprimorar o nosso inglês. Eu tenho certeza que esse conhecimento todo, essas novas estratégias de ensino que a gente vai conhecer, a gente ainda vai trazer muita coisa boa de volta para o Paraná”, destacou.

Participação expressiva do NRE Ponta Grossa

Ao todo, 12 profissionais do NRE de Ponta Grossa — entre docentes e equipe técnica — foram selecionados para integrar a comitiva paranaense que embarca nesta sexta (6) e sábado (7).

Representam a região: Adriane Alessi (Imbituva), Ana Paula Marques (Palmeira), Andreza Lovato (Ipiranga), Cristiane Leal Hass (Ponta Grossa), Delaney Gilberto Chemim Junior (Imbituva), Dirceia da Aparecida Eidam (Tibagi), Eleandro Andrade de Matos (Ponta Grossa), Geovani da Rocha Gonçalves (Porto Amazonas), Priscila Oliveira de Souza Schelesky (Castro), Priscila Sirigate Aplewicz (técnica do NRE Ponta Grossa), Regiane de Fátima Siqueira Alberti (Tibagi) e Rosane Pinheiro (Castro).

Leia também: Professores do NRE de Ponta Grossa embarcam para intercâmbio no Canadá

A presença do grupo reforça o protagonismo da região na formação continuada e na atualização pedagógica dentro da rede estadual.

Panorama no Paraná: mais de 200 professores enviados ao Canadá

No total, 251 docentes foram selecionados no estado para a segunda edição do programa. O evento de alinhamento ocorreu nesta quinta-feira (5), no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, reunindo os participantes antes da viagem.

O embarque será dividido em duas etapas:

• 132 professores viajam nesta sexta (6);
• 119 seguem no sábado (7).

Também participaram da cerimônia 22 professores mentores e 32 chefes de Núcleos Regionais de Educação.

Durante o encontro, o vice-governador Darci Piana reforçou o impacto da vivência internacional na modernização da educação pública. O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, destacou que a experiência amplia repertórios e metodologias, enquanto o secretário Aldo Nelson Bona afirmou que o intercâmbio fortalece a preparação frente às novas tecnologias e demandas do ensino contemporâneo.

Três semanas de imersão no Canadá

A programação prevê três semanas de formação no Greystone College, em Toronto, com atividades voltadas para metodologias ativas, educação inclusiva, tecnologias educacionais, gestão de sala de aula e avaliação da aprendizagem.

Entre as histórias marcantes desta edição está a da pedagoga Débora Barella, de Rio Bonito do Iguaçu, que manteve sua preparação mesmo após o município ser atingido por um tornado em novembro do último ano. O esforço do grupo foi destacado pelas mentoras Greyce Contini Pilati e Vanessa Stafusa Sala Denuzi, responsáveis por acompanhar 25 professores durante a preparação pré-embarque.

Um dos maiores programas de intercâmbio docente do país

O Ganhando o Mundo Professor é considerado uma das maiores iniciativas de formação internacional para professores no Brasil. Em 2026, o investimento chega a R$ 9,5 milhões, beneficiando 250 educadores. O Canadá foi escolhido pela excelência em avaliações internacionais, como o PISA, no qual figura entre os dez melhores sistemas educacionais do mundo — e o único nas Américas com esse desempenho.

Na edição anterior, em 2023, 99 docentes participaram do programa, com destinos como Finlândia e Canadá.

Yuri Silva
Autoria
Yuri Silva
Sou formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Sou jornalista do portal BnT. Possuo aptidão em comunicação textual, verbal e afins. Possuo um apreço especial pelo jornalismo esportivo. Faço parte da equipe do BnT Esporte Clube.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →