Campos Gerais

Telêmaco Borba decreta situação de emergência em decorrência da epidemia de dengue

A decisão foi informada nesta terça-feira. Telêmaco Borba já registrou 939 casos

Nesta terça-feira (16), a Prefeitura de Telêmaco Borba decretou situação de emergência em decorrência da epidemia de dengue. O decreto foi publicado no Diário Oficial do município na segunda-feira (15).

Conforme divulgacão da prefeitira, a decisão foi tomada devido ao recorde de casos confirmados da doença, qual Telêmaco Borba tem registrado 939 casos confirmados, e mais de 3 mil estão sob investigação, ou seja, de acordo com o boletim da dengue, número 20, desse julho de 2023 até o momento, foram registrados 939 casos de dengue. Com o decreto “ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres”.

O texto do decreto ainda destaca que determina a Secretaria Municipal de Saúde, com o auxílio dos demais órgãos municipais envolvidos nas ações de combate e prevenção à dengue, atualizar, quando necessário, a entrada de agentes de saúde e servidores municipais designados, devidamente identificados e acompanhados de autoridade policial, se necessário, nas casas fechadas ou abandonadas. “Especialmente aquelas, cujos titulares ao serem convocados, para abrir seus imóveis e permitir acesso a todas as dependências, não atenderem tal situação”.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também está autorizada a requisitar pessoal ou equipamento dos diversos órgãos da administração ou de propriedades privadas, na missão de combate aos focos de proliferação do mosquito aedes aegypti, devendo ainda oferecer tratamento médico adequado a população.

Também fica autorizada a convocação de voluntários para reforçar as ações da SMS no combate ao mosquito, bem como a contratação temporária de pessoal.

Atendimento

O Polo de Atendimento à Dengue completou 10 dias de funcionamento, totalizando 1.318 atendimentos no período. O Polo se soma às estruturas já existentes no município para atendimentos a casos suspeitos e confirmados de dengue, na estrutura cedida pelo Hospital Regional de Telêmaco Borba.

Leia também: Paraná promove mutirão de emprego para 500 vagas no setor de transporte e logística


Matheus de Lara

Matheus de Lara

Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Mais Lidas

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone