SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 13°C 🌦️
Publicidade
Últimas

“Tem tudo para ser um dos melhores do país”, diz prefeito de Castro sobre o curso de Medicina Veterinária

Prefeito de Castro explicou que a realização do vestibular pode ocorrer ainda em 2026.

“Tem tudo para ser um dos melhores do país”, diz prefeito de Castro sobre o curso de Medicina Veterinária
BnT
Publicidade

O município de Castro ganhou um novo capítulo. A novidade é a vinda do curso de Medicina Veterinária, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O curso terá parceria entre a prefeitura, universidade e a Cooperativa Castrolanda, tornando a cidade um polo regional agropecuário.

Para o início das aulas, nos dois primeiros anos da grade curricular, os alunos terão aulas no espaço público conhecido como “Pessutinho”, localizado no Parque de Exposições Dario Macedo. Logo após o período inicial, as atividades serão transferidas para uma estrutura permanente, qual será junto do Laboratório do Leite da Bioplat, anunciado pelo governador Ratinho Júnior no Agroleite.

Em conversa com a reportagem do Portal Boca no Trombone, o prefeito Reinaldo Cardoso, apresentou mais detalhes do curso inédito no município. “O curso de Medicina Veterinária e a presença da Universidade de Ponta Grossa aqui, é uma das peças fundamentais para aquilo que nós estamos trabalhando que é a transformação da nossa cidade em um polo regional de desenvolvimento. A educação é fundamental em todos os sentidos. E a parte da educação superior, nós não tínhamos nada, não tínhamos nem uma sementinha plantada aqui. Então, a vinda desse curso e da forma que ele está vindo, porque é um fato inovador no Brasil, talvez, existe uma combinação da Universidade, da Prefeitura, das cooperativas com a Castrolanda, das universidades particulares, da sociedade como um todo, da iniciativa privada, da Fndação ABC de Pesquisas e mais o CTP que é o Centro de Treinamento de Produtores. Tudo isso está sendo envolvido ao redor do Parque de Exposição para que se crie um Centro de Estudos de Tecnologia, não menos na agropecuária, dando as melhores condições para que o aluno tenha o melhor estudo no país”.

Educação

Reinaldo também comentou sobre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) que está colocando um investimento de R$ milhões para a Escola do Leite. “É para ensinar aos nossos produtores qual é a melhor forma de tratar o leite, de viver o leite. Então, você vê que é uma coisa muito complexa. E a Universidade Federal do Paraná também está propondo trazer um curso de doutorado para cá, nesse mesmo aspecto da agronegócio. Com isso, nós estamos criando esse centro. E a presença da universidade é o fator principal que motivou tudo isso e que está sendo uma alavanca para que realmente a gente consiga criar esse encarço que já é a Cidade do Leite, que já é a identidade do leite, que já tem uma agropecuária de destaque no país e na América”.

O prefeito também destacou a importância do curso de Medicina Veterinária. “Tem tudo para ser um dos melhores do país. A Universidade Estadual de Ponta Grossa é muito boa, é uma universidade que está sempre considerada entre as melhores do país. A iniciativa privada está entrando junto. A Cooperativa Castrolanda está fazendo a sua parte, participando. A Prefeitura está fazendo a sua parte dentro do terreno. A Castrolanda está construindo prédio e a universidade está trazendo toda a parte de ensino […]. É o melhor local para você ter uma formação técnica muito boa”.

Vestibular

Reinaldo explicou que a previsão para o vestibular possa ocorrer ainda em 2026. “Isso está com a Universidade de Ponta Grossa, mas eles estão trabalhando para que ainda este ano seja o vestibular. E o ano que vem já se comece o ensino. A prefeitura, inclusive, está montando um lugar para o primeiro ano da escola, além desse que está sendo construído, que vai demorar mais um pouco. Mas, o plano da universidade seria para esse ano. Não sabemos se vai dar certo, se vai ser o ano que vem, mas o esforço da universidade quer que se faça esse ano. O curso vai ser aqui. O vestibular provavelmente vai ser aqui”.

Leia também: Centro Dia Laços de Cuidado é reinaugurado em Castro

TagsCastro
Matheus de Lara
Autoria
Matheus de Lara
Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →