Ponta Grossa

Tenda instalada na UPA Santa Paula já abrigou mais de mil atendimentos

Igor Rugilo
Unidade estava lotada na tarde de hoje; confira informações direto do local com o repórter Igor Rugilo

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde, informa que desde sexta-feira (19), quando foi iniciado o fluxo de contingência dos atendimentos da UPA Santa Paula, devido ao aumento dos casos de dengue, já foram realizados mais de mil atendimentos na tenda instalada no estacionamento da unidade.

Ao todo, 1.271 pacientes foram avaliados na triagem e classificação de risco. Desse total, 390 foram classificados como casos não graves (azuis), e foram atendidos no mesmo local. Além desses pacientes, outros 477 atendimentos a crianças foram realizados no ambulatório pediátrico da UPA, totalizando 1.748 atendimentos na unidade nestes primeiros dias.

No entanto, a presidente da Fundação Municipal de Saúde, Priscila Degraf, ressalta que na tenda são atendidos apenas os pacientes adultos. “As UPAs atendem pacientes com todo o tipo de doenças e mais os pacientes suspeitos de dengue. Por isso, reforçamos à população com sintomas de dengue, como febre, dores no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas pelo corpo, que procurem a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa ou as Unidades Sentinelas”, destacou.

Por causa do alto fluxo no domingo, em especial no período da madrugada, que costuma ter uma procura menor, ocorreu maior concentração de pacientes para atendimentos no período da manhã. Por este motivo, ainda no período da manhã, três médicos passaram a atender os pacientes adultos na Unidade. “São dois médicos que iniciam os plantões, respectivamente às 10h e 11h, e um terceiro médico que já estava de plantão, mas que foi remanejado para atendimento de contingência até que o fluxo esteja normalizado”, explicou Priscila Degraf.

Confira informações direto do local com o repórter Igor Rugilo: 


Avatar

Das assessorias

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone