Representantes das áreas da educação e do turismo de 11 municípios dos Campos Gerais participaram, nesta quinta-feira (26), de uma reunião estratégica em Ponta Grossa para alinhar ações e distribuir materiais do projeto Turismo na Escola, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu).
O encontro contou com a presença de representantes de Arapoti, Carambeí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Castro, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Sengés, Tibagi e Porto Amazonas, com o objetivo de integrar escolas municipais ao potencial turístico regional.
“Cada página da cartilha é um convite para que o estudante reconheça o potencial do seu município. É por meio do envolvimento de escola, família, poder público e comunidade que promovemos a participação cidadã desde cedo”, destacou o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos.
Turismo como ferramenta de aprendizado
O projeto Turismo na Escola leva a alunos do ensino fundamental conteúdos sobre a valorização do patrimônio natural e cultural de suas cidades. As cartilhas são aplicadas em sala de aula e em atividades extracurriculares, incentivando o senso de pertencimento e o desenvolvimento de habilidades como curiosidade, respeito, cidadania e empreendedorismo.
“Hoje para nós é um grande avanço. Fizemos a capacitação de duas turmas em março e hoje ouvimos o que está sendo feito e o que pode melhorar. Campos Gerais está sendo modelo. Temos boas parcerias e acreditamos que essa região fará a diferença no turismo com o Turismo na Escola”, disse Wanda Pille, coordenadora estadual do projeto.
Distribuição de cartilhas e participação ativa dos municípios
Durante o evento, foram distribuídas 2.691 Cartilhas do Aluno de Turismo, desenvolvidas especialmente para o projeto. Além disso, a Secretaria da Fazenda (Sefa) entregou 19.848 cartilhas de educação fiscal, reforçando a parceria com a Setu e incentivando a compreensão do papel dos tributos.
“Esta parceria amplia o olhar dos estudantes sobre a função social dos tributos e incentiva o controle social sobre o uso dos recursos públicos”, destacou Luciane Lejambre, da Sefa.
“Esse projeto é muito importante para nós, inclusive é um projeto piloto. A Adetur tem feito um trabalho brilhante, mobilizando todos os municípios. Hoje é uma reunião muito importante para troca de ideias e continuidade dos sonhos”, afirmou Katiane Castro, chefe do Núcleo Regional da Adetur.
Do conteúdo à prática: mais experiências para os alunos
O evento também abordou o Paraná + Viagem, programa complementar que possibilita passeios gratuitos a atrativos turísticos do Estado, reforçando o aprendizado na prática.
“Hoje estamos entregando a cartilha ‘Venha Visitar o Paraná’. Temos várias iniciativas acontecendo até dezembro e estamos muito felizes com a participação dos municípios. É um momento de gratidão e entusiasmo”, comentou Maria Luiza Cavazzoti, conselheira fiscal da Adetur.
Projeto já impacta mais de mil crianças em Castro
A técnica pedagógica Juliana Polichuk, do município de Castro, destacou o engajamento das escolas locais:
“Hoje temos 1.200 crianças das escolas municipais de Castro participando do projeto. Com esse material, o trabalho ficará mais completo e com certeza vai dar muito certo”.
“Vamos fazer um excelente trabalho divulgando todos os pontos turísticos que nossa cidade e região possuem”, completou.
A reunião foi realizada na sede da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) e contou com o apoio da Secretaria da Fazenda, Adetur Campos Gerais e Fecomércio. O Portal Boca no Trombone (BnT) acompanhou a agenda completa, que reforça a importância do trabalho intersetorial para desenvolver o turismo de base educacional no Paraná.
Leia também: Circo ao ar livre leva magia e oficinas gratuitas a praças de Ponta Grossa
Comentar