O secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Barbosa Pinto, visitou na quarta-feira (26) as instalações da incubadora de empresas de base tecnológica da UEPG. A incubadora de startups, como é conhecida, é gerenciada pela Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (AGIPI/UEPG), em parceria com o Sebrae/PG.
Durante uma visita, o secretário afirmou que a prefeitura está à disposição para ajudar no desenvolvimento das empresas locais. Ele elogiou o trabalho da incubadora e destacou que muitas empresas ainda não sabem que ela existe. “A intenção é contribuir com o desenvolvimento das startups e utilizar o trabalho para atender as necessidades e desafios técnicos das empresas locais. Muitas empresas ainda não têm conhecimento que esse trabalho existe, até porque ele é muito recente.”, explicou o secretário.
Leia também: UEPG divulga resultado do Vestibular Unificado EaD nesta sexta-feira
O professor Rodrigo Simionato, coordenador da AGIPI-UEPG, apresentou a estrutura e atividades do Escritório de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, além da incubadora, e discutiu possíveis parcerias com a prefeitura.
Incubadora de startups
O espaço destinado ao HUB UEPG integra acadêmicos, empresas e instituições e está localizado no Campus da UEPG, em Uvaranas. O programa de incubação visa desenvolver e aperfeiçoar os empreendedores enquanto gestores do negócio, oferecer programa de mentoria e consultorias em diferentes áreas de negócio, além da participação em eventos, treinamentos e networking, aproximando os participantes dos investidores e grandes players parceiros da incubadora.
Participaram da reunião também, Elivelton de Laac, chefe do INPROTEC, e o Professor Kleber Cazzaro.
O que são startups?
Startups são empresas em estágio inicial que buscam inovar em um determinado mercado, geralmente utilizando tecnologias digitais. Elas têm como principal característica a busca por escalabilidade, ou seja, a possibilidade de crescer rapidamente em pouco tempo.
No contexto acadêmico, as startups podem surgir a partir de pesquisas e desenvolvimentos realizados em universidades e centros de pesquisa. Nesse sentido, as incubadoras de startups, como a da UEPG mencionada anteriormente, são importantes para dar suporte e impulsionar o desenvolvimento dessas empresas, oferecendo estrutura, capacitação e networking para os empreendedores.