Destaque Ponta Grossa

UEPG faz parceria com a Índia para instalação de ‘supercomputadores’

Foto: Aline Jasper | UEPG
Parceria vai possibilitar a instalação de uma rede de computadores de alto desempenho, também chamados de supercomputadores na universidade

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) oficializou uma parceria com o governo da Índia por meio do Centro para o Desenvolvimento de Computação Avançada (C-dac) que vai possibilitar a instalação de uma rede de computadores de alto desempenho, também chamados de supercomputadores, alocados nas universidades estaduais do Paraná.

Essa parceria tem sido costurada desde meados de 2020, intermediada pela Fundação Araucária pelo presidente Ramiro Wahrhaftig, pelo professor e pesquisador sênior Jorge Edison Ribeiro – responsável pela gestão dos projetos estratégicos dessa parceria – e por Roberto Ferreira Artoni, coordenador dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPI) de Bioinformática e professor da UEPG.

A UEPG será a primeira universidade do Paraná a receber essa tecnologia e irá abrigar o computador de maior potência, o cérebro dessa rede de pesquisa. “Escolhemos a Índia como parceira porque ela foi uma potência que nos abriu a possibilidade de transferência de tecnologia, de know how, comenta o professor Jorge. 

Com a instalação e a operação dessa rede no Paraná, pesquisadores das áreas da Saúde, Ciências Agrárias e Ciências Biológicas poderão desenvolver seus trabalhos com maior eficiência, contribuindo ainda mais para o avanço da ciência no estado, no país, e abrindo caminho para que outras áreas também se envolvam com esse tipo de tecnologia.

Jorge Edson ressalta que esta ação irá englobar o setor produtivo da região. Para Artoni, “nós vamos colocar o estado do Paraná em outro patamar, tanto para o aprendizado dos alunos em nível técnico, nível de graduação e de pós-graduação, assim como também vai ser possível impulsionar a cadeias produtivas”.

Próximos passos

No último dia 15, o embaixador indiano no Brasil Suresh Reddy esteve no Palácio do Iguaçu para uma reunião com o governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior, juntamente com representantes da Fundação Araucária, para reafirmar a colaboração entre os dois países. 

A partir da oficialização da parceria, a UEPG, a Fundação Araucária e o Paraná tornam-se pioneiros, uma vez que o convênio firmado irá possibilitar a autossuficiência na construção e instalação dessa rede de computadores de alto desempenho voltados para pesquisas científicas, interligando as universidades estaduais com alta velocidade de comunicação de dados. 

A partir de agora, as tratativas serão ampliadas para que as comitivas de pesquisadores dos dois países possam começar a desenvolver e implementar planos de trabalho que prevejam a instalação do primeiro computador de alto desempenho na UEPG ainda em 2024.

Comitiva indiana no Paraná | Foto: UEPG

 

Leia também: Indivíduos tentam furtar milho de vagão e acabam detidos em PG

 


    BNT Vídeos

    Quer receber as Newsletter BnT?

    Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone