Desde o dia 19 de setembro, as Zonas Eleitorais do Paraná realizam as cerimônias de geração de mídia e de carga e lacração das 32.421 urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições 2024 (dessas, 2.817 de contingência). As últimas cerimônias serão realizadas nos Fóruns Eleitorais de Londrina, Paranacity, Piraquara e Campina Grande do Sul nesta terça-feira (1º).
A preparação das urnas inicia-se na etapa de geração de mídia, quando os Cartórios Eleitorais gravam os dados necessários nas mídias (espécie de pen drive) para o funcionamento das urnas eletrônicas nas eleições. As mídias de carga contêm as informações das Seções Eleitorais e as listas de eleitoras e eleitores e de candidatas e candidatos.
Na etapa seguinte, as cerimônias de carga e lacração, os dados gerados são instalados nas urnas eletrônicas. Após configuradas e testadas, elas são lacradas fisicamente para a garantia da inviolabilidade do equipamento.
Cerimônias pelo Paraná
As cerimônias de geração de mídias e de carga e lacração das urnas das dezZonas Eleitorais (ZEs) de Curitiba iniciaram-se no dia 19 de setembro. O evento contou com a participação do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, e da diretora-geral do TRE-PR, Solange Maria Vieira, além de membros do Ministério Público do Paraná e de estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Na Região Metropolitana de Curitiba, as cerimônias de preparação das urnas para as Eleições Municipais de 2024 já foram encerradas. As exceções ficam por conta da 155ª ZE de Piraquara e 195ª ZE de Campina Grande do Sul.
No litoral paranaense, a 5ª Zona Eleitoral de Paranaguá finalizou a preparação das urnas no dia 23 de setembro. Foram 321 urnas eletrônicas destinadas às Seções Eleitorais e 26 urnas de contingência, utilizadas somente em casos de defeitos durante a votação.