Eleições 2024

Única pesquisa que colocava Rangel na liderança é impugnada pela Justiça

Design sem nome (33)
Reprodução/Internet
Justiça determinou que candidato tire imediatamente publicações do ar que divulgavam pesquisa; também há determinação de multa diária em caso de descumprimento

A Justiça Eleitoral suspendeu a pesquisa de intenção de votos em Ponta Grossa divulgada, em 30 de setembro, pela empresa PPM – Pesquisa Planejamento Marketing. A pesquisa era a única que apontava o candidato Marcelo Rangel na liderança de intenção de votos, porém, a Justiça Eleitoral considerou que os resultados dos questionários não tiveram a devida conferência e fiscalização.

No documento oficial da Justiça Eleitoral, assinado pelo juiz Antônio Acir Hrycyna, aponta que a documentação da pesquisa “não se presta a qualquer conferência e fiscalização albergada pela justiça eleitoral. Isso porque os questionários encaminhados encontram-se incompletos, não sendo nem mesmo possível aferir acerca de qual pesquisa se referem; não constam os nomes do entrevistador e do coordenador; não constam as perguntadas estimuladas ou para segundo turno. Portanto, não há como avaliar se os dados foram realmente coletados ou, ainda, se a pesquisa realmente foi feita”, disse o juiz na decisão.

Leia também: Violência no pleito de 2024 é mais que o dobro da eleição passada

A decisão ainda determina que o candidato Marcelo Rangel, seu vice Sebastião Mainardes e a coligação do partido retirassem do ar as publicações da pesquisa. A liminar também determinou multa diária de R$ 200 mil em caso de descumprimento. A referida sondagem (registro PR-01995/2024 junto ao TSE) foi feita sob contratação da Politiza Paraná.

 Pesquisas legais apontam crescimento de Elizabeth
Por outro lado, nos últimos dias, quatro pesquisas apontaram que a candidata Elizabeth Schmidt (União Brasil) é quem irá para o segundo turno. Na quarta-feira (2), o Instituto Radar Inteligência divulgou os dados da pesquisa realizada nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2024: o cenário mostra que a atual prefeita está na vice-liderança da corrida pela Prefeitura de Ponta Grossa e aumentou ainda mais a diferença em relação ao terceiro colocado. Na pesquisa estimulada, Elizabeth aparece com 24,5% das intenções de votos contra 22,2% do candidato Marcelo Rangel (PSD). Em primeiro lugar aparece a candidata do PSDB, Mabel Canto com 33,9%, enquanto na quarta posição está o candidato Aliel Machado (PV) com 15,2% das intenções de voto, e em quinto lugar Dr. Magno (NOVO) – com 4,2%.

Na quinta-feira (3), outras duas pesquisas mostram a força da candidata Elizabeth. A primeira do Multicultural aponta Elizabeth com 19,5% nas intenções de voto na pesquisa espontânea e 25,7% na pergunta estimulada. A candidata ficou na vice-liderança nesta pesquisa (Registro no TSE – PR-00466/2024 – Pesquisa realizada entre os dias 28 e 30 de setembro).
Já na pesquisa do Instituto 100% cidades, Elizabeth aparece com 23% da intenção de votos na pergunta espontânea e 23,7% na pergunta estimulada. A candidata Mabel aparece em primeiro lugar em ambas as pesquisas (Registro no TSE – PR- 00665 /2024 – pesquisa realizada entre os dias 1° e 2 de outubro).


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR