Edit Template
Educação Paraná

Universidades estaduais do Paraná registram crescimento no número de doutores

uepg-professor Boca no Trombone uepg-professor
Foto: Gabriel Miguel/UEPG
Publicidade

As universidades estaduais do Paraná seguem em ritmo de crescimento e consolidação da excelência acadêmica. Segundo a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o estado conta atualmente com 7.797 professores atuando em sete universidades mantidas pelo Governo do Estado, distribuídas em 29 municípios. O destaque é o aumento de 26% no número de doutores entre 2018 e 2025, um avanço que reforça a qualidade do ensino público superior.

Em 2018, as universidades estaduais registravam 4.853 doutores e 2.235 mestres. Hoje, esses números saltaram para 6.127 doutores e 1.342 mestres. A mudança representa não apenas a elevação do nível acadêmico, mas também o compromisso com a formação continuada dos docentes e com o fortalecimento da pesquisa e da extensão.

De acordo com o diretor de Ensino Superior da Seti, Michel Jorge Samaha, o crescimento é resultado do investimento permanente na qualificação dos professores. “Sem docentes preparados, não há ensino de qualidade, nem pesquisa relevante ou extensão transformadora. O Estado tem investido no coração da universidade”, afirmou.

Leia mais sobre o Paraná (Clique aqui).

Destaques

As universidades estaduais de Londrina (UEL) e Maringá (UEM) concentram mais de 40% dos professores doutores da rede, com 1.305 e 1.402 profissionais, respectivamente. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) também apresentou destaque, saltando de 545 doutores em 2018 para 712 em 2025. No mesmo período, a Unioeste passou de 805 para 933 docentes doutores.

Outras instituições

Publicidade

Outras instituições do sistema estadual também registraram avanços: a Unicentro ampliou seu quadro de doutores de 482 para 687; a UENP dobrou de 172 para 344; e a Unespar atingiu 744 doutores, frente aos 392 de sete anos atrás.

Referência

Com o maior número de universidades estaduais do Brasil, o Paraná é referência em interiorização do ensino superior público. Essa política permite levar formação de qualidade a diferentes regiões, fortalecendo o desenvolvimento econômico, social e ambiental. Além do ensino, os professores desenvolvem pesquisas e projetos de extensão que aproximam o conhecimento acadêmico da comunidade, impactando diretamente áreas como saúde, educação, agricultura e cultura em todo o estado.

*Com informações da AEN

Publicidade

About the author

Yuri Silva

Yuri Silva

Sou formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Sou jornalista do portal BnT. Possuo aptidão em comunicação textual, verbal e afins. Possuo um apreço especial pelo jornalismo esportivo.

Add Comment

Click here to post a comment

Web Stories

Publicidade

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba um e-mail exclusivo com as principais notícias do Portal Boca no Trombone.

    Publicidade
    Publicidade
    📢 Dia do Rio Tibagi reforça importância e beleza do Rio Tibagi. 📢 PG fortalece Rede de Enfrentamento à violência doméstica. 📢 Natal de Castro terá túnel de luzes em rua histórica do comércio. 📢 Teka dos Animais defende lei que proíbe condenados por maus-tratos de ocupar cargos públicos. 📢 ACIPG Jovem comemora 40 anos com evento aberto ao público em Ponta Grossa. 📢 Município Piraí do Sul promove feira para divulgar rede de saúde e incentivar prevenção. 📢 Ponta Grossa inova com plataforma digital para emissão de documentos.