A recém-inaugurada UPA Uvaranas, em Ponta Grossa, começou a atender o público nesta quarta-feira (04) e, já no primeiro dia de funcionamento, superou a capacidade prevista para um dia inteiro de atendimentos.
Por volta das 19h30, a unidade já havia registrado 245 atendimentos, enquanto a capacidade média diária projetada é de 225 pacientes. Mesmo assim, os atendimentos seguem normalmente.
De acordo com informações levantadas pelo Portal BnT, a maioria dos casos atendidos neste primeiro dia foram de quadros não urgentes, principalmente pacientes com sintomas gripais leves, reflexo do aumento das síndromes respiratórias na cidade.
A UPA Uvaranas foi inaugurada oficialmente na terça-feira (03) em um evento que contou com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais, incluindo o senador Sergio Moro. Foram investidos cerca de R$ 18 milhões na construção da unidade.
Essa é a terceira UPA de Ponta Grossa, que já conta com as unidades da Santa Paula e do Santana. A expectativa é de que a nova unidade atenda até 6.700 pacientes por mês, com uma média de 200 atendimentos diários.
A gestão da UPA Uvaranas é responsabilidade do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), o mesmo que administra as outras UPAs do município.
A abertura da UPA Uvaranas visa principalmente desafogar as unidades da Santa Paula e Santana, que recentemente operaram com mais de 60% acima da capacidade, conforme reportagem exclusiva do Portal BnT.
Ainda é cedo para medir o impacto da nova unidade no sistema de saúde da cidade. Nos próximos dias, um levantamento detalhado deve apontar se houve redução na demanda das demais UPAs.
O Portal BnT segue acompanhando de perto os desdobramentos sobre o funcionamento da nova UPA, além dos impactos no sistema municipal de saúde. Novas informações e análises serão divulgadas nos próximos dias.
Leia também: Criança de oito anos é atropelada por moto em Ponta Grossa