O Portal BnT Online recebeu um relato sobre o atendimento na Biblioteca Municipal de Ponta Grossa. Segundo a usuária do local, uma denúncia foi registrada pela ouvidoria em janeiro de 2025. A queixa, enviada por ela, descreve um episódio quando ela visitou o local acompanhada do seu filho de 1 ano e 10 meses.
Segundo o relato, ao chegarem na biblioteca, a usuária e a criança estavam pintando e lendo livros sobre uma mesa já preparada com material. Contudo, uma funcionária, descrita como mulher de óculos e cabelo preto, interrompeu a atividade ao desligar o ventilador sem perguntar nada, apesar do calor, e recolheu os livros sem perguntar se os mesmos seriam utilizados.
A situação piorou quando a funcionária, acompanhada de uma colaboradora da limpeza, começou a realizar uma faxina no local, sem qualquer consideração pelo momento de leitura. A usuária enfatizou a falta de acolhimento da equipe, destacando que deveria haver alguém no local para orientar as pessoas, especialmente as crianças, sobre como utilizar os livros e o funcionamento da biblioteca.
Ainda, conforme o relato dela, houve um incidente anterior em que foi mal atendida quando precisou usar a internet para um compromisso urgente. O Portal BnT Online teve acesso ao número do denúncia que foi registrada na Ouvidoria Geral e encaminhada à Secretaria de Cultura, responsável pela biblioteca. O prazo para uma resposta era de 20 dias úteis.
No entanto, até o momento, a usuária afirma não ter recebido nenhum retorno da Secretaria, apesar das tentativas de contato. O Portal BnT Online entrou em contato com a Prefeitura de Ponta Grossa para obter um posicionamento sobre o caso e não teve resposta até o fechamento desta matéria.