Usuários do transporte público de Ponta Grossa têm reclamado de problemas para realizar pagamentos com cartão de crédito e débito nos ônibus da Viação dos Campos Gerais. A alegação principal é de que este tipo de pagamento não está sendo aceito no novo sistema de bilhetagem.
A equipe de reportagem conversou com Eduarda Oliveira, leitora do Portal BnT, que contou a situação do seu marido. Ela relata que o seu esposo não conseguiu pagar a passagem com o uso do cartão de débito em dois dias seguidos, a caminho do trabalho.
“Meu marido tentou passar ontem e não deu certo. Hoje novamente uma passageira de bom coração passou para ele porque deu o mesmo problema de não aceitar o pagamento”, afirma a cidadã.
Atualmente, os ônibus da VCG têm uma frase estampada na parte frontal do veículo que indica a aceitação de cartões de crédito e débito. A medida veio a ser adotada pela empresa no mês de julho de 2024. Conforme a VCG 100%, da frota foi equipada com maquinário adequado para receber a bilhetagem eletrônica.
Leia mais: Governo fecha acordo com Azul e Gol para reduzir dívidas com a União em R$ 5,8 bilhões
Eduarda alega que os pagamentos não estão funcionando após a obrigatoriedade da bilhetagem eletrônica. “Eu comecei a ter problemas justamente agora que é obrigatório uso de cartão. Até mês passado eu usava ele normalmente sem problemas, mas desde ontem que ele retornou as atividades na firma, não passa”, diz.
“Acredito que não seja problema com o cartão porque já testamos outros e também não está passando”, completa Eduarda.
Mesmo com a chegada do novo Conecta PG, novo sistema de bilhetagem do transporte público a VCG anunciou que cartões de crédito e débito, e cartões Transporte, Meia-Passagem, Passe Livre e Isento, também poderiam continuar a ser opção pelos usuários.
“Esses dias, uma senhora teve que pagar no dinheiro, pois o validador de cartão crédito/débito não estava funcionando adequadamente”, relatou uma internauta, sobre um problema no equipamento de um dos ônibus.
Um passageiro relatou que também teve problemas para realizar o pagamento nos ônibus do transporte público. “Eu queria pagar com o meu cartão de débito, mas como ele é de crédito e de débito, vai direto para crédito. O equipamento instalado não tem opção de mudar a forma de pagamento. Foi me informado que eu teria que fazer um cartão só para débito”, diz.
O Portal BnT entrou em contato com a Viação Campos Gerais para pedir explicações sobre os problemas nos pagamentos com cartões de crédito e débito. A empresa informou que os problemas já foram repassados para a fornecedora de tecnologia do sistema.
A entidade também recomenda que os usuários busquem orientações com os bancos. “A nossa recomendação é para que as pessoas procurem o banco e busquem regularizar a situação. O cartão também pode não estar habilitado para aproximação”.
A VCG também orientou usuários para ser feito o cartão do Conecta PG, novo sistema de bilhetagem eletrônica. Saiba mais detalhes clicando aqui.