Economia

Varejo do Paraná registra crescimento de 3,9% em novembro, aponta Índice

Varejo brasileiro enfrenta alta na inadimplência em junho  Varejo brasileiro enfrenta alta na inadimplência em junho
Crédito: Arquivo BnT
O objetivo é mapear mensalmente os dados de pequenos, médios e grandes varejistas e divulgar um retrato do setor nacional

A 23ª edição do Índice do Varejo Stone (IVS) apontou aumento de 3,9% nas vendas do Paraná em novembro, na comparação anual, pelo segundo mês seguido. O estudo, que acompanha mensalmente as movimentações do setor varejista, é uma iniciativa da Stone, empresa de tecnologia e serviços financeiros que é a principal parceira do empreendedor brasileiro.
No recorte regional, outros 24 estados apresentaram resultados positivos no comparativo anual: Roraima (10,3%), Amazonas (9,2%), Sergipe (8,6%), Alagoas (8,3%), Maranhão (8,2%), Amapá (7,6%), Rondônia (7,2%), Acre (7,1%), Goiás (6,8%), Pará e Rio Grande do Norte (6,3%), Paraíba (6,1%), Pernambuco (4,5%), Rio Grande do Sul (4,2%), Mato Grosso (3,9%), São Paulo e Tocantins (3%), Santa Catarina (2,8%), Minas Gerais (2,1%), Bahia (1,8%), Ceará (1,6%), Rio de Janeiro (1,1%), Espírito Santo (0,7%) e Mato Grosso do Sul (0,5%). Em contrapartida, Distrito Federal e Piauí apresentaram queda de 3,5% e 1%, respectivamente, no comparativo ano contra ano.
Segmentos analisados

O IVS analisa oito segmentos, sendo eles: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos; Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; Livros, jornais, revistas e papelaria; Móveis e eletrodomésticos; Tecidos, vestuários e calçados; Material de Construção; Combustíveis e Lubrificantes e Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico.

O levantamento tem como base a metodologia proposta pelo time de Consumer Finance do Federal Reserve Board (FED), que idealizou um modelo de indicador econômico similar nos Estados Unidos. São consideradas as operações via cartões, voucher e Pix dentro do grupo StoneCo. O objetivo é mapear mensalmente os dados de pequenos, médios e grandes varejistas e divulgar um retrato do setor nacional.

As informações são da assessoria de imprensa.

Leia também: Superávit comercial do Brasil deve chegar a US$ 93,048 bilhões em 2025.

Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)