SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 12°C 🌤️
Publicidade
Ponta Grossa

VCG realiza ação educativa sobre pontos cegos dos ônibus em Ponta Grossa

A Viação Campos Gerais (VCG) realizou, na manhã desta terça-feira (19), uma ação especial em alusão ao movimento Maio Amarelo com foco na conscientização sobre os pontos cegos nos ônibus do transporte coletivo. A atividade contou com o apoio da 5ª Companhia da Polícia Militar Rodoviária Estadual e teve como objetivo orientar motoristas, motociclistas, ciclistas […]

Ação VCG Maio Amarelo
Foto: Reprodução/Instagram
Publicidade

A Viação Campos Gerais (VCG) realizou, na manhã desta terça-feira (19), uma ação especial em alusão ao movimento Maio Amarelo com foco na conscientização sobre os pontos cegos nos ônibus do transporte coletivo. A atividade contou com o apoio da 5ª Companhia da Polícia Militar Rodoviária Estadual e teve como objetivo orientar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre cuidados que ajudam a evitar acidentes no trânsito.

Durante a ação, os participantes puderam acompanhar, na prática, como funcionam os pontos cegos ao redor dos ônibus e quais são as áreas de maior risco para quem circula próximo aos veículos.

Segundo as orientações apresentadas durante a atividade, os pontos cegos são regiões ao redor do ônibus onde o motorista não consegue visualizar pessoas ou veículos, mesmo utilizando os retrovisores. Um dos alertas reforçados foi de que, se a pessoa não consegue enxergar o rosto do motorista pelo espelho, o motorista também não consegue vê-la.

A demonstração destacou que a parte frontal do ônibus é um dos principais pontos cegos, especialmente para motociclistas, ciclistas e pedestres que ficam muito próximos ao veículo. A traseira do coletivo também exige atenção, já que o motorista não possui visão direta da área logo atrás do ônibus.

Outro ponto abordado foi a lateral dos veículos, considerada uma região de risco devido à extensão do ônibus e à proximidade das portas. Durante curvas, a traseira do coletivo pode se deslocar lateralmente, aumentando o perigo para quem está muito perto.

Confira as últimas notícias sobre Ponta Grossa (Clique aqui).

A orientação repassada durante a ação é para que motociclistas e ciclistas evitem ultrapassar ônibus pela direita, prática apontada como uma das principais causas de sinistros envolvendo transporte coletivo. Também foi recomendado manter distância de segurança e evitar permanecer emparelhado ao veículo.

A iniciativa integra as atividades do Maio Amarelo, campanha nacional voltada à conscientização para redução de acidentes de trânsito. A mensagem reforçada pela ação é de que a segurança no trânsito depende da atenção e da responsabilidade de todos os usuários das vias.

Se inscreva no nosso canal do YouTube e acompanhe nossa programação diária

Yuri Silva
Autoria
Yuri Silva
Sou formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Sou jornalista do portal BnT. Possuo aptidão em comunicação textual, verbal e afins. Possuo um apreço especial pelo jornalismo esportivo. Faço parte da equipe do BnT Esporte Clube.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →