A Vereadora Josi Kieras, porta-voz do Mandato Coletivo, e a co-vereadora Ana Paula de Melo anunciaram oficialmente a saída do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e sua filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT) na manhã desta segunda-feira (18). Em uma declaração conjunta, as vereadoras expressaram seu compromisso com a derrota da extrema direita e a necessidade de retomada da estabilidade democrática no país.
“Nos juntamos às fileiras do PT com o sentimento de esperança”, afirmaram as vereadoras, citando o pensamento de Paulo Freire, escreveram: “esperança do verbo esperançar, e não do verbo esperar”. Este movimento marca uma nova fase para o Mandato Coletivo, que anteriormente havia sido eleito sob a bandeira do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), fazendo história como o primeiro mandato desse partido no estado do Paraná.
A mudança para o PT, segundo as vereadoras, é resultado de uma análise cuidadosa da realidade política atual e uma identificação com o projeto do partido, que enfatiza a unidade da esquerda e do campo progressista. “Entendemos que expurgar a extrema direita neoliberal dos espaços de poder deve ser nossa imediata missão”, destacaram.
Além disso, as vereadoras reafirmaram seu compromisso com a luta anticapitalista e com pautas que visam expor as fragilidades e desumanidades presentes no sistema atual. “Permaneceremos na luta incessante em defesa dos direitos daqueles que trabalham e compõem uma classe que possui gênero, raça e território”, ressaltaram.
Por fim, as vereadoras concluíram sua nota reafirmando seu compromisso com a luta contínua. “Seguiremos, juntas e juntos, na incansável LUTA, para evitarmos mais e mais LUTOS em nossas vidas!”, finalizaram.