Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (10), os vereadores de Castro aprovam por unanimidade em 1° votação, o Projeto de Lei n° 68/2023 de autoria do vereador Augusto Beck (PP), sobre os Jogos Municipais da Pessoa Idosa.
Conforme o projeto, ficam instituídos os Jogos Municipais da Pessoa Idosa de Castro (JOMPIC), a serem disputados anualmente, em período a ser definido pela prefeitura. Os Jogos Municipais serão abertos a todos os cidadãos residentes no município com idade igual ou superior a 70 anos. O projeto também define que a coordenação da organização, a escolha das modalidades esportivas bem como a regulamentação para participação nos jogos, também serão regulamentados pela prefeitura.
Uma parte da justificativa do projeto é de que os jogos pretende promover a inclusão do idoso junto ao convívio social, bem como criar uma ferramenta de incentivo à prática de esportes. Durante a sessão, alguns vereadores também falaram sobre o projeto. Para o autor do PL e vereador Augusto Beck disse que “é um projeto muito bonito, importante do lado social, esportivo e do lado dos idosos. Por exemplo, temos os Jogos Estudantis de Castro (JECA), que ainda será realizado, e porque não demonstrar a importância dos Jogos da Pessoa Idosa. Isso vai beneficiar muito a vida dos idosos”.
Para o vereador Zé Nocera (Patriota) destaca que a ideia é muito importante e normalmente os idosos são esquecidos, e que a lei vai beneficiar todas essas pessoas. Já o vereador Joel Fadel (Patriota) aponta que os esportes vão trazer alegria para as pessoas da terceira idade.
O professor Jonathan Barros (Podemos) lembrou sobre a experiência de dois dias de atividades, que os idosos tiveram no Ginásio Douglas Pereira recentemente. “Foi uma experiência bem importante para a Secretaria de Esportes, em ter uma noção de fato que pode ser feito. Nossos idosos aqui no município são ativos e a possibilidade deste projeto crescer nos próximos anos é muito grande […]”. Por fim, o vereador Gerson Sutil (Podemos) disse que a valorização vem incentivar as pessoas idosas, e que o poder público também pode contribuir.
Leia também: 128 detentos de Castro receberam a vacina contra Tétano e Hepatite B