SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 16°C ☁️
Publicidade
Últimas

Via Araucária inicia duplicação da BR-277 em Palmeira e Irati com investimento de R$ 240 milhões

A duplicação da BR-277 em Palmeira e Irati entrou oficialmente em execução, encerrando uma espera histórica da população paranaense por melhorias em uma das rodovias mais estratégicas do país. A iniciativa, liderada pela Via Araucária, contempla dois trechos simultâneos e representa um marco para a logística, a segurança viária e o desenvolvimento regional. O anúncio […]

duplicação da BR-277
Foto: Reprodução/Via Araucária
Publicidade

A duplicação da BR-277 em Palmeira e Irati entrou oficialmente em execução, encerrando uma espera histórica da população paranaense por melhorias em uma das rodovias mais estratégicas do país. A iniciativa, liderada pela Via Araucária, contempla dois trechos simultâneos e representa um marco para a logística, a segurança viária e o desenvolvimento regional.

O anúncio detalhado do projeto foi feito durante um evento realizado em Irati, reunindo autoridades municipais, estaduais e representantes do governo federal. A obra integra o conjunto de investimentos previstos no contrato de concessão e reforça a modernização do principal eixo rodoviário do Paraná.

Confira as últimas notícias sobre Ponta Grossa (Clique aqui).

Segundo o diretor-presidente da Via Araucária, Sergio Santillan, o cronograma avança dentro do previsto e com foco absoluto em segurança. Ele destacou que as obras já em andamento ocorrem sem registro de sinistros e agradeceu ao Instituto Água e Terra (IAT) pela agilidade na liberação das licenças ambientais, fundamentais para o início da duplicação.

Para o governador Carlos Massa Ratinho Junior, a duplicação da BR-277 em Palmeira e Irati vai muito além da ampliação de pistas. “É a solução de um grande corredor logístico que conecta Paranaguá a Foz do Iguaçu, fortalecendo a economia, gerando empregos e atraindo novos investimentos”, afirmou.

O prefeito de Irati, Emiliano Gomes, ressaltou o simbolismo histórico da obra, lembrando que seu bisavô era gestor do município quando a rodovia começou a ser construída. Para ele, a duplicação representa um salto rumo à industrialização e à geração de renda, além de trazer retorno direto ao município por meio da arrecadação de ISS e da criação de postos de trabalho.

Nesta primeira etapa, serão duplicados 27,5 quilômetros da BR-277, com investimento total de R$ 240 milhões — sendo R$ 90 milhões em Palmeira e R$ 140 milhões em Irati. As intervenções incluem novas pistas, vias marginais, viadutos, dispositivos de retorno e obras de arte especiais. A conclusão está prevista para fevereiro de 2027.

Atualmente em pista simples, os trechos passarão a oferecer maior fluidez no tráfego e significativa redução no risco de acidentes. A duplicação da BR-277 em Palmeira e Irati também fortalece o papel da rodovia como corredor estratégico do Mercosul, conectando o Paraná a outros estados e países da América do Sul.

*Com informações da Via Araucária

Yuri Silva
Autoria
Yuri Silva
Sou formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Sou jornalista do portal BnT. Possuo aptidão em comunicação textual, verbal e afins. Possuo um apreço especial pelo jornalismo esportivo. Faço parte da equipe do BnT Esporte Clube.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →