Via Araucária inicia duplicação da BR-277 em Palmeira e Irati com investimento de R$ 240 milhões
A duplicação da BR-277 em Palmeira e Irati entrou oficialmente em execução, encerrando uma espera histórica da população paranaense por melhorias em uma das rodovias mais estratégicas do país. A iniciativa, liderada pela Via Araucária, contempla dois trechos simultâneos e representa um marco para a logística, a segurança viária e o desenvolvimento regional. O anúncio […]

A duplicação da BR-277 em Palmeira e Irati entrou oficialmente em execução, encerrando uma espera histórica da população paranaense por melhorias em uma das rodovias mais estratégicas do país. A iniciativa, liderada pela Via Araucária, contempla dois trechos simultâneos e representa um marco para a logística, a segurança viária e o desenvolvimento regional.
O anúncio detalhado do projeto foi feito durante um evento realizado em Irati, reunindo autoridades municipais, estaduais e representantes do governo federal. A obra integra o conjunto de investimentos previstos no contrato de concessão e reforça a modernização do principal eixo rodoviário do Paraná.
Confira as últimas notícias sobre Ponta Grossa (Clique aqui).
Segundo o diretor-presidente da Via Araucária, Sergio Santillan, o cronograma avança dentro do previsto e com foco absoluto em segurança. Ele destacou que as obras já em andamento ocorrem sem registro de sinistros e agradeceu ao Instituto Água e Terra (IAT) pela agilidade na liberação das licenças ambientais, fundamentais para o início da duplicação.
Para o governador Carlos Massa Ratinho Junior, a duplicação da BR-277 em Palmeira e Irati vai muito além da ampliação de pistas. “É a solução de um grande corredor logístico que conecta Paranaguá a Foz do Iguaçu, fortalecendo a economia, gerando empregos e atraindo novos investimentos”, afirmou.
O prefeito de Irati, Emiliano Gomes, ressaltou o simbolismo histórico da obra, lembrando que seu bisavô era gestor do município quando a rodovia começou a ser construída. Para ele, a duplicação representa um salto rumo à industrialização e à geração de renda, além de trazer retorno direto ao município por meio da arrecadação de ISS e da criação de postos de trabalho.
Nesta primeira etapa, serão duplicados 27,5 quilômetros da BR-277, com investimento total de R$ 240 milhões — sendo R$ 90 milhões em Palmeira e R$ 140 milhões em Irati. As intervenções incluem novas pistas, vias marginais, viadutos, dispositivos de retorno e obras de arte especiais. A conclusão está prevista para fevereiro de 2027.
Atualmente em pista simples, os trechos passarão a oferecer maior fluidez no tráfego e significativa redução no risco de acidentes. A duplicação da BR-277 em Palmeira e Irati também fortalece o papel da rodovia como corredor estratégico do Mercosul, conectando o Paraná a outros estados e países da América do Sul.
*Com informações da Via Araucária























