Apelo e indignação da comunidade
O local foi entregue em maio de 2021, em cerimônia que contou inclusive com a presença do Governador Ratinho Junior. Tal obra era uma reivindicação antiga dos habitantes da região.
Alguns moradores fizeram um protesto em frente a Unidade, alegando que com tal decisão a população será extremamente prejudicada e ficará sem o atendimento básico necessário.
O morador Fábio Henrique Garcia esteve no local e conversou com a equipe do BNT. Garcia mostrou-se indignado com a decisão e ainda fez um desabafo direcionado a gestão atual. “Nós não queremos que a unidade daqui deixe de atender os moradores locais, o atendimento infantil deve acontecer, porém em outro local adequado”, disse Fábio.
“Gostaria que a prefeita tivesse coragem e desse a cara a tapa, não se escondesse da população. Então, se tirar a unidade daqui de Olarias eu quero que a senhora faça um outro posto para nós aqui no bairro”, desabafa.
Outra moradora presente ao local na tarde desta quinta, foi Cristiane Scarpin, ela fez um apelo para que a Unidade siga atendendo os moradores locais. “Estamos aqui para que o posto siga atendendo os moradores de Olarias, não é justo que após 15 anos de espera nos tirem o posto, a cidade de Ponta Grossa deve ter outras prioridades, e a saúde é uma delas”, explica.
O vereador Ede Pimentel esteve presente no local e se mostrou solidário aos manifestantes. “Sou nascido em Olarias e recebi o convite para estar aqui hoje. Quero saber onde serão atendidos os moradores daqui caso o Pronto Atendimento seja aqui mesmo. E essa questão, nós já solicitamos resposta junto ao gabinete da prefeita que disse que tudo será solucionado”, relatou.
O parlamentar ainda falou sobre o fato do local não ter condições de abrigar um espaço como o que está proposto. “Essa unidade foi feita para ser um posto de saúde, gostaria de saber como ela seria transformada em um local de atendimento infantil, o que exige uma série de mudanças, como uma sala de espera para as mães, entre outros pontos. Hoje, o local está pronto para funcionar como uma UBS”, afirma Pimentel.
O que diz a Prefeitura
Em resposta enviada, a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, afirma que a decisão é fundamentada em uma necessidade emergencial, e que outro espaço para atender os moradores de Olarias será divulgado na próxima semana.
Nota enviada pela Prefeitura de Ponta Grossa
“A Prefeitura de Ponta Grossa informa que a decisão de transformar a Unidade de Saúde Sady Silveira em Centro de Atendimento da Criança é fundamental e emergencial para ampliar a capacidade de absorção da alta demanda de atendimento infantil. A unidade Sady Silveira, juntamente com sua equipe, será realocada para outro espaço, que será divulgado na próxima semana”.
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=B9RNpOEChNg]
Imagens Ricardo Marcondes