Ponta Grossa

Vídeo: Moradores de Olarias protestam contra Prefeitura de PG após decisão que transforma Unidade de Saúde em Pronto Atendimento Infantil

/home/bntonline/public_html/wp-content/uploads/articles/a20233704bd3811a841a5ec9553603c7.jpg
Na tarde de quinta-feira (5), a comunidade do bairro de Olarias em Ponta Grossa fez um manifestação contra a prefeita Elizabeth Schimidt, após decisão polêmica que envolve a Unidade Básica de Saúde (UBS) Sady Macedo Silveira. Segundo a administração local, a Unidade deve ser transformada no Pronto Atendimento Infantil.

Apelo e indignação da comunidade

O local foi entregue em maio de 2021, em cerimônia que contou inclusive com a presença do Governador Ratinho Junior. Tal obra era uma reivindicação antiga dos habitantes da região.
Alguns moradores fizeram um protesto em frente a Unidade, alegando que com tal decisão a população será extremamente prejudicada e ficará sem o atendimento básico necessário. 

O morador Fábio Henrique Garcia esteve no local e conversou com a equipe do BNT. Garcia mostrou-se indignado com a decisão e ainda fez um desabafo direcionado a gestão atual. “Nós não queremos que a unidade daqui deixe de atender os moradores locais, o atendimento infantil deve acontecer, porém em outro local adequado”, disse Fábio.

“Gostaria que a prefeita tivesse coragem e desse a cara a tapa, não se escondesse da população. Então, se tirar a unidade daqui de Olarias eu quero que a senhora faça um outro posto para nós aqui no bairro”, desabafa.

Outra moradora presente ao local na tarde desta quinta, foi Cristiane Scarpin, ela fez um apelo para que a Unidade siga atendendo os moradores locais. “Estamos aqui para que o posto siga atendendo os moradores de Olarias, não é justo que após 15 anos de espera nos tirem o posto, a cidade de Ponta Grossa deve ter outras prioridades, e a saúde é uma delas”, explica.

Vereador apoia manifestantes

O vereador Ede Pimentel esteve presente no local e se mostrou solidário aos manifestantes. “Sou nascido em Olarias e recebi o convite para estar aqui hoje. Quero saber onde serão atendidos os moradores daqui caso o Pronto Atendimento seja aqui mesmo. E essa questão, nós já solicitamos resposta junto ao gabinete da prefeita que disse que tudo será solucionado”, relatou.

O parlamentar ainda falou sobre o fato do local não ter condições de abrigar um espaço como o que está proposto. “Essa unidade foi feita para ser um posto de saúde, gostaria de saber como ela seria transformada em um local de atendimento infantil, o que exige uma série de mudanças, como uma sala de espera para as mães, entre outros pontos. Hoje, o local está pronto para funcionar como uma UBS”, afirma Pimentel.
 
O que diz a Prefeitura

Em resposta enviada, a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, afirma que a decisão é fundamentada em uma necessidade emergencial, e que outro espaço para atender os moradores de Olarias será divulgado na próxima semana.

Nota enviada pela Prefeitura de Ponta Grossa

“A Prefeitura de Ponta Grossa informa que a decisão de transformar a Unidade de Saúde Sady Silveira em Centro de Atendimento da Criança é fundamental e emergencial para ampliar a capacidade de absorção da alta demanda de atendimento infantil. A unidade Sady Silveira, juntamente com sua equipe, será realocada para outro espaço, que será divulgado na próxima semana”.

Confira o vídeo da manifestação em frente a UBS

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=B9RNpOEChNg]

Imagens Ricardo Marcondes

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Pôr do Sol em Ponta Grossa Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14)