Os preparativos para o VII Simpósio de Turismo Religioso da Rota do Rosário em Piraí do Sul já estão acontecendo. As inscrições ainda serão abertas no dia 1° de agosto. O evento nesse ano acontece no Santuário Nossa Senhora das Brotas.
Criada em 2008 a Rota do Rosário é um projeto que visa desenvolvimento regional, que tem por finalidade alavancar o turismo religioso e sustentável das regiões que abrangem o Norte Pioneiro e os Campos Gerais do Paraná. Seu trajeto forma exatamente um rosário, e inclui não apenas as igrejas católicas, mas que também divulga patrimônios culturais, históricos e arquitetônicos das regiões.
Para saber mais detalhes do simpósio, a reportagem do Portal BnT Online conversou com o padre Anderson Marchiori. Ele disse que a rota é um itinerário formado por santuários nos Campos Gerais e Norte Pioneiro. Os municípios que abrangem a rota são, Piraí do Sul, Arapoti, Joaquim Távora, Siqueira Campos, Tomazina, Ibaiti, Ribeirão do Pinhal, Santo Antônio da Platina, Jacarezinho, Bandeirantes, Andirá, Jaguariaíva, Abatiá, Quatiguá, Carlópolis, Ribeirão Claro e Barra do Jacaré.
Sobre o simpósio Anderson explica que “busca fomentar o turismo religioso a partir dos próprios santuários, ou seja, um momento de encontro das pessoas interessadas, gestores, operadores, empreendedores, pessoas do ramo de turismo para poderem discutir e explanar assuntos dentro do simpósio que é realizado uma vez por ano”.
O simpósio não é somente para a região dos Campos Gerais, mas sim aberto para outras regiões do estado. Padre Anderson comenta que um dos pontos que serão abordados no evento será a estrutura turística e da logística do turismo que vem crescendo a cada ano. “Hoje o turismo religioso é muito procurado no Brasil, ou seja, é um impulsionador o que já foi apontado pelo Ministério de Turismo. A Rota do Rosário é bem consolidada em uma gestão própria. No evento eu vou falar da parte da pastoral dos santuários e depois um representante do governo vai falar sobre as iniciativas do turismo religioso no Paraná, bem como a Prefeitura de Piraí do Sul vai apresentar um painel sobre como o turismo religioso alavancou transformações econômicas, sociais, culturais e estruturais dentro da cidade”.
Durante o dia, a partir das 8 horas, haverá cerimônia de abertura, palestras, workshops, stands de expositores de turismo, entre outras atividades. Já a programação completa e o link para inscrição estará disponível a partir de 1° de agosto no site da Rota do Rosário.
Leia também: Feira Especial de Santana movimenta PG durante o feriado