A partir de julho, toda a terça e quinta-feira, às 16 horas, moradores e turistas vão poder voltar a fazer o passeio pela Catedral Sant’Ana. As visitas guiadas, que duram de uma hora a uma hora e meia, serão retomadas, depois de dois anos sem acontecer devido a pandemia. A visita percorre a igreja, mostrando a nave principal, a Capela do Santíssimo, o acervo diocesano, a cripta e a cúpula. Os passeios são para grupos de até dez pessoas, acompanhadas por um guia, custam R$ 20 e precisam ser agendados previamente pelo WhatsApp da paróquia: 3224-0143
Na cúpula, o visitante vai poder ver a cidade a 60 metros de altura. São 223 degraus para os aventureiros dispostos a conhecer a igreja-mãe da Diocese de Ponta Grossa, literalmente, por dentro, observando não só toda a sua estrutura como também seus espaços, mobiliário e paramentos que vestiram os bispos dom Antônio Mazzarotto e dom Geraldo Micheletto Pellanda, por exemplo. Durante a visita será obrigatório o uso de máscara.
Pensando já na festa de Senhora Sant’Ana, em 26 de julho, desta segunda-feira (27) até o dia da festa, será tocado o hino da padroeira nos sinos da Catedral. A versão instrumental do hino poderá ser ouvida, de segunda a sábado, às 12 e 17h50, e, aos domingos, às 8h45, 10h45 e 18h45. “Falta um mês para a festa. Pensamos em já ir colocando a cidade no clima das comemorações e, também, para as pessoas irem conhecendo o hino”, argumenta o coordenador do Conselho Pastoral Paroquial, Bruno Mansani Sad. O hino tem letra do padre Francisco Faustino Krll e música de padre Jorge Braun.
Ainda no intuito de aproximar os ponta-grossenses de sua padroeira, a Catedral passou a ter as portas abertas, todos os dias, pela manhã. De segunda a sexta-feira, a igreja fica aberta das 9 às 11 horas. À tarde, o horário de funcionamento é das 14 às 18 horas.