O Ministério Público do Paraná (MPPR) realiza nesta quinta-feira (9), às 17h, a cerimônia de posse de Francisco Zanicotti no cargo de Procurador-Geral de Justiça. A solenidade acontece no auditório da sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Curitiba, e contará com transmissão ao vivo pelo canal oficial do MPPR no YouTube.
Zanicotti foi reeleito para o cargo com 684 votos, o que representa 89% de aprovação entre os membros da instituição. Com o resultado, ele permanece à frente do Ministério Público estadual por mais dois anos, no biênio 2026-2028.
A eleição ocorreu em 13 de março e contou com a participação de 770 dos 803 membros aptos a votar. Logo após a divulgação do resultado, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior assinou o Decreto nº 12.997/2026, reconduzindo Zanicotti ao cargo.
Esta será a segunda gestão de Zanicotti como chefe do MPPR. Ele assumiu a função pela primeira vez em abril de 2024, para o biênio 2024-2026. Ao longo da carreira, também presidiu a Associação Paranaense do Ministério Público (APMP) entre 2013 e 2015 e exerceu funções administrativas relevantes dentro da instituição, como Promotor-Corregedor e Coordenador Executivo da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos.
Com atuação em diversas comarcas do Paraná, incluindo Ponta Grossa, Curitiba, União da Vitória e São José dos Pinhais, Zanicotti é, desde 2013, titular da 2ª Promotoria de Justiça da Criança e do Adolescente de Curitiba. Ele é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e também possui graduação em Teologia, além de especialização em Políticas Públicas.
O cargo de Procurador-Geral de Justiça é o mais alto dentro do Ministério Público estadual e tem mandato de dois anos, com possibilidade de recondução. Entre as atribuições, estão a condução administrativa da instituição, a definição de diretrizes estratégicas e a atuação em processos de competência originária que envolvem autoridades como prefeitos, deputados e o governador do Estado.
Além disso, o PGJ preside órgãos internos do Ministério Público, como o Conselho Superior e o Colégio de Procuradores, e representa a instituição em instâncias superiores do sistema de Justiça, incluindo o Órgão Especial do Tribunal de Justiça. Também integra o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais.
A cerimônia marca o início de mais um ciclo de gestão à frente do Ministério Público do Paraná, com continuidade das atividades institucionais e administrativas conduzidas pelo órgão. (Com assessoria)
Leia também Beto Preto reassume mandato e reforça atuação em defesa do Paraná