Coluna

11 de dezembro: o dia do engenheiro

Cópia de COLUNAS Boca no Trombone Cópia de COLUNAS
Reprodução: Internet
A data homenageia os profissionais responsáveis por desenhar, projetar e concretizar construções.

O Dia do Engenheiro é comemorado anualmente em 11 de dezembro. A data homenageia os profissionais responsáveis por desenhar, projetar e concretizar construções. Eles são responsáveis por realizar projetos de forma lógica, prática e observando as regras e normas técnicas e de segurança. 

A profissão foi regulamentada no Brasil através do decreto 23.569, de 1933, que também criou o Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura e os Conselhos Regionais de Engenharia e Arquitetura, responsáveis pela fiscalização da profissão. 

Leia mais: PF indicia mais três investigados no inquérito do golpe de Estado

As grandes obras e os grandes feitos da humanidade têm os engenheiros como os grandes responsáveis. A engenharia projetou e ergueu monumentos, criou máquinas e instrumentos responsáveis pelas revoluções industriais, tecnológicas e agrícolas. Além de ter aprimorado técnicas que mudaram a vida do ser humano. 

O engenheiro é um profissional que aplica os conhecimentos científicos, técnicos de engenharia, com base na matemática e usa a criatividade para atuar na resolução de problemas técnicos. 

A origem do dia do engenheiro está na regulamentação da profissão, que ocorreu em 10 de abril de 1993, pelo decreto de lei n° 23.569. Porém a profissão de engenheiro já existe há muitos anos. A palavra engenharia vem do latim ingeniare que significa inventar, assim muitos inventores, de certa forma, poderiam ser considerados engenheiros. 

Desde a revolução industrial, passando pelo avanço da tecnologia, a profissão de engenheiro ganhou muito destaque. Inicialmente a principal formação em engenharia era a de engenheiro civil, que se tornou uma das profissões fundamentais do mundo moderno, atuando como responsável por novas construções e obras civis, porém com as novas demandas da sociedade, a necessidade de atuação dos engenheiros foi ampliada para a indústria metalúrgica, elétrica, aeronáutica, computação, química, meio ambiente, entre outras, que necessitavam de mão de obra especializada para seu desenvolvimento e acabaram por consolidar diversos ramos da engenharia.

O Brasil é um dos países que apresentam alta demanda por engenheiros, uma vez que com a perspectiva e oportunidade de crescimento a médio e longo prazo, aumenta a necessidade de mão de obra qualificada em diversos setores. 

Os principais ramos são:

  • Engenharia civil, que é a responsável por obras e construções; engenharia Agrícola, que atua no desenvolvimento das melhoras da agricultura;
  • Engenharia mecânica, que atua no ramo da mecânica, metalurgia, indústria automotiva e outras indústrias;
  • Engenharia da computação, que atua no ramo da informática, seja na construção de novos softwares ou hardwares;
  • Engenharia ambiental, que ganhou grande visibilidade com a crescente preocupação com o meio ambiente;
  • Engenharia de alimentos, que atua em indústrias alimentícias ou em pesquisas que envolvem alimentos;
  • Engenharia de petróleo e gás, que com a constante necessidade de geração de energia e potenciais crescimentos na extração de petróleo, tornam esse profissional necessário e por consequência, bem valorizado;
  • Engenharia de segurança do trabalho, que atua de forma a seguir as normas de segurança do trabalho, que a cada dia se tornam mais rígidas;
  • Engenheiro de produção, que tem como objetivo gerenciar processos produtivos; entre outras tantas engenharias que desenvolvem diversas atividades industrial, serviços e pesquisas que necessitam de mão de obra especializada.
Rafael Mansani e José Leal

Rafael Mansani e José Leal

Rafael Mansani - Engenheiro Civil e de Segurança do trabalho, pós graduado em Gestão Pública, Mestrando em Eng. De Produção. Diretor Executivo do IPLAN-PMPG.
José Leal - Engenheiro civil; Engenheiro de Segurança do Trabalho; Pós-Graduado em: Eng. Sanitária e Ambiental; MBA de Gestão de Eng. de Segurança do Trabalho; Ergonomia; Administração Aplicada à Segurança do Trabalho.

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)