Uma moradora da Vila Esplanada, em Ponta Grossa, procurou o Portal BnT Online para relatar uma situação que, segundo ela, vem colocando em risco a saúde de sua família e da vizinhança. De acordo com a denúncia, um terreno localizado na rua Lídia Scheidt Cury, em frente à praça do Esplanada, está sendo utilizado como depósito de materiais, o que pode estar contribuindo para o surgimento de escorpiões, aranhas e grande quantidade de mosquitos.
A moradora afirma que o problema persiste há meses e que já realizou três protocolos de atendimento junto à Ouvidoria Municipal (156), sendo o primeiro no dia 6 de janeiro deste ano e os seguintes nos meses de fevereiro e abril. Segundo ela, até o momento não houve retorno ou solução por parte do poder público.
“Antigamente quando eram outras pessoas ali, no terreno, meu sogro, mesmo de idade, sempre pedia para entrar roçar o mato, só que agora não deixam mais porque falam que não tem acesso e realmente não tem. Tem muito lixo a céu aberto uns bag gigantes tapando a passagem. A minha denúncia é que com todo este lixão tem vindo para minha casa muitos bichos peçonhentos, já encontramos quatro escorpiões dentro de casa e aranhas venenosas, mosquito da dengue e ultimamente uma chuva de mosquitinhos pequinininhos que ficam dentro de casa o tempo todo nas comidas, está um caos. Tenho dois idosos dentro de casa onde preciso cuidar da saúde deles (uma acamada). Já fizemos detetização e também não resolveu nada”, conta.
Solicitação de providências
A moradora pede que as autoridades competentes, como a Prefeitura de Ponta Grossa e a Vigilância Sanitária, façam uma vistoria no local para avaliar a situação e tomar as medidas cabíveis.
A reportagem do Portal BnT Online entrou em contato com a Prefeitura de Ponta Grossa para solicitar um posicionamento sobre o caso. Assim que houver resposta, a matéria será atualizada.