As provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou Sob Medida Socioeducativa que incluam privação de liberdade (Encceja PPL) 2023, estão sendo aplicadas nesta terça-feira (17) e quarta-feira (18) em todo o país.
As provas são aplicadas para jovens e adultos com nível de conclusão do ensino fundamental e médio. Em todo o Paraná, esse ano 10,1 mil pessoas privadas de liberdade estão inscritos, e somente na região de Ponta Grossa são 862 inscritos.
Em Castro, 21 detentos participaram da prova. Em conversa com o diretor da Cadeia Pública de Castro, Elerson de Lima, disse que 11 ressocializandos fazem a prova do nível ensino fundamental nesta terça-feira (17), e amanhã outros 10 realizam o exame de nível médio. As provas acontecem das 9 horas às 13 horas e das 15 horas às 20 horas, dentro da unidade.
“Participam da prova detentos de 22 anos a 56 anos. O exame é muito importante, pois fortalece a importância do estudo na unidade prisional e conduz o reeducando à possibilidade de conquistar uma vaga no ensino médio ou no ensino superior, além de contribuir para a remição da pena”, comenta Elerson.
Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), os exames têm o mesmo nível de dificuldade que as provas do Encceja regular. A participação no Encceja é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. O exame possibilita a retomada da trajetória escolar do estudante, dentro ou fora do sistema penitenciário.
Leia também: Campanha “Todos pelos Campos Gerais” arrecada itens essenciais para famílias afetadas