A tradicional festa que celebra o Dia do Rei da Holanda, mantendo viva a cultura e as tradições holandesas, acontece no dia 22 de abril, na Colônia Castrolanda, em Castro, a partir das 10 horas. A 22ª edição da Oranjefeest tem como objetivo, promover interação entre os moradores da Castrolanda e do município. No ano passado, o evento reuniu mais de duas mil pessoas.
A reportagem do Portal Bnt Online, conversou com um dos organizadores do evento e gerente do Centro Cultural Castrolanda (CCC), Rafael Rabbers, que explicou sobre o nome ‘Oranjefeest’. “A cor laranja (oranje em holandês) representando a Holanda tem a ver com o sobrenome do Rei: ORANJE-NASSAU. Há muitos anos um dos ancestrais do Rei Hendrik III van Nassau se casou com uma senhora de Breda. Eles receberam como posse a região francesa de Orange, ao qual o título Princípe de Oranje está ligado. Este título era hereditário, quando o filho de Hendrik faleceu sem deixar filhos, o título foi passado ao primo alemão Willem van Nassau. Este é conhecido como Willem van Oranje e é o antepassado da Casa Real de Oranje-Nassau. A família real surge a partir deste homem, por isso o atual Rei dos Países Baixos, Willem-Alexander, também usa o título ‘Prins van Oranje-Nassau’. Como a família real tem a palavra ‘laranja’ em seu nome, esta cor se tornou a cor representativa do país e é muito usada no Dia do Rei”. O Dia do Rei (Koningsdag) é o feriado nacional na Holanda, comemorado no dia 27 de abril.
Em Castro, durante a festa as pessoas usam roupas alaranjadas, e a rua do moinho se transforma, com a montagem de barracas, apresentações, músicas, comidas típicas, brincadeiras e muito mais. Os expositores que pretendem participar do evento, tem até o dia 14 de abril para se inscrever. A organização espera que esse ano, a edição possa receber até 70 expositores, entre artesanato, comidas, e outras opções.
Em relação as apresentações, Rafael Rabbers disse que quase todas foram definidas. “Teremos apresentações da Fanfarra da Escola Evangélica de Castrolanda, do Grupo Folclórico Holândes de Castrolanda, o Boerenkoor (coral de fazendeiros), e mais algum que estamos verificando”.
Rabbers comenta que a expectativa para a edição é das melhores. “Muito boa, pois será em um final de semana que tem feriado na sexta-feira, então além do público da região, esperamos muitas pessoas de fora”. Segundo ele, durante o evento o público também poderá visitar o Memorial da Imigração Holandesa (Moinho) e o Museu Histórico de Castrolanda.
Além da festa, haverá o concurso entre os participantes, que neste ano será da bicicleta enfeitada. O objetivo é estimular a criatividade, enfeitando a bicicleta com o tema do evento nas cores laranja.