Notícias Corporativas

Documentário brasileiro sobre a pesca da truta vence Festival na Espanha

Documentário brasileiro sobre a pesca da truta vence Festival na Espanha
Documentário brasileiro sobre a pesca da truta vence Festival na Espanha
O documentário Fishing Factor - Rainbow Trout foi a obra vencedora na categoria "documentário" da 7º edição do MAF que ocorreu em Madri, na Espanha entre os dias 12 a 17 de fevereiro. A Obra licenciada pela Amazon Prime Internacional retrata a pesca esportiva da truta na cidade paranaense de Guarapuava e as influências econômicas no desenvolvimento do turismo sustentável da região.

O MAF – Marginal Art Festival surgiu 2010 com a premissa de levar arte em suas diversas formas a novos ambientes e a cada ano acontece em uma cidade diferente. Na Europa está completando a sua 8ª edição e dentre as categorias estão as obras de melhor curta metragem, melhor poética, melhor produção audiovisual, melhor criação, melhor direção, melhor roteiro e melhor documentário. 

A gravação do episódio “Rainbow Trout” (Truta Arco-íris), foi realizada no Aka Lodge, um ambiente turístico de Guarapuava, localizado no distrito de Entre Rios, que possui as condições necessárias para a captação das imagens, incluindo o rio São Gerônimo que foi povoado pelas trutas para monitoramento da qualidade da água, há mais de 20 anos.

Produzida pela produtora Clube da Pesca.org, a obra foi licenciada pela Amazon Prime Internacional e está disponível para os Estados Unidos e Reino Unido. Segundo o diretor da obra, Thiago Henrique Fantini, a conquista é o reconhecimento por um trabalho feito com capricho e total dedicação: “O episódio Fishing Factor – Rainbow Trout, que venceu o festival, foi uma das poucas produções da série Fishing Factor que tivemos incentivo tanto da iniciativa privada como por parte da prefeitura de Guarapuava-PR. Esse incentivo nos possibilitou produzir o episódio com um melhor acervo tecnológico que, junto com o cenário espetacular da região onde foi gravado, resultou na importante conquista”.

“É muito bom ver Guarapuava sendo reconhecida pelas suas belezas naturais e, principalmente, ver o nome da cidade sendo levado para tão longe, em ares internacionais. Guarapuava é uma cidade turística e esse reconhecimento nos mostra que estamos no caminho certo, construindo um lugar que atrai cada vez mais turistas que movimentam a economia dos grandes e pequenos empresários”, relatou o prefeito de Guarapuava Celso Góes.

“Ficamos muito contentes em saber que esse episódio da série Fishing Factor, gravado aqui em Guarapuava, foi o vencedor deste tão importante Festival de Cinema Europeu. Além de mostrar as nossas belezas para muitos países e pessoas, demos muita sorte a eles. Assim, seguimos trabalhando com as parcerias, mostrando que nossa cidade tem diversos atrativos para receber nossos turistas”, destacou a secretária de Turismo e Eventos, Katriane Mila.

De acordo com a ANCINE, as mostras e festivais são a primeira porta de entrada de uma obra audiovisual, além de serem os principais canais de difusão de obras de novos realizadores, de curtas-metragens e de produções nacionais e estrangeiras não exibidas em circuito comercial.

Além disso, o estímulo à exibição cinematográfica e a possibilidade de levar o cinema e a produção audiovisual até o público nas cidades mais distantes dos grandes centros são também objetivos de realizadores de mostras e festivais, sendo certo que no caso tanto a equipe de produção envolvida no projeto quanto os apoiadores ganharam uma projeção internacional inesperada. 

Segundo um dos documentaristas da série, Bruno Fernandes, o feito foi a realização de um sonho: “É incrível o que conseguimos fazer com uma equipe reduzida e com o orçamento que tínhamos para produzir. Projetamos a pesca esportiva brasileira, fomentamos o turismo sustentável, divulgamos esse lugar maravilhoso que é Guarapuava e além de tudo isso conquistamos um festival de cinema. É a realização de um sonho”

Já para o diretor de fotografia da obra, Cezar Roberto Oliveira, a conquista serviu para trazer ao mercado audiovisual brasileiro uma reflexão: “Um tema sobre a pesca esportiva ganhar um festival internacional é de suma importância pois ascende no mercado audiovisual um sinal de alerta relativo a necessidade de inovação no que tange aos temas comumente explorados.” 

Foi a segunda indicação da série para um festival. Também é o primeiro documentário brasileiro sobre pesca esportiva a vencer um festival de cinema. 

A pesca esportiva movimenta hoje, só no Brasil, segundo dados do Ministério da Pesca e Aquicultura (2024), mais de 2 bilhões de dólares, sendo uma das atividades ao ar livre que mais fomentam a economia atrelada ao turismo. Já no Mundo, a pesca movimenta mais de 700 milhões de pessoas e cerca de US$ 200 bilhões de dólares ao ano, segundo o Banco Mundial.


Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR