Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Notícias Corporativas

Como a Inteligência Artificial está transformando o mercado de design

Como a Inteligência Artificial está transformando o mercado de design  Como a Inteligência Artificial está transformando o mercado de design
Como a Inteligência Artificial está transformando o mercado de design
A Inteligência Artificial pode executar tarefas previsíveis com mais rapidez e eficiência do que um ser humano. Porém, ela ainda não pode substituir o lado criativo e artístico, essenciais no trabalho de design. Desta forma, a matéria traz especialistas que debatem o impacto da IA no mercado de design.

Pesquisa realizada pelo Nielsen Norman Group, em 2023, nos EUA, apontou que o uso da Inteligência Artificial (IA) aumenta em 66% a performance dos negócios. No mercado corporativo, gigantes como a Microsoft e a MRV Engenharia adotaram a tecnologia para agilizar processos internos de informação, bem como estabelecer contato com clientes e colaboradores. 

Já no segmento de design, a IA chama atenção pela quantidade de recursos disponíveis para correção de textos e erros gramaticais, animação de imagens e edição de vídeos. Mas, ao contrário do que se imagina, tais ferramentas não vão substituir o trabalho humano, são apenas uma tecnologia de apoio cujo profissional precisa dominar para ter ciência do que a ferramenta oferece e também não ser visto como desatualizado. “O nosso conhecimento técnico e intelecto contam muito no resultado final”, explica a designer Eduarda Paternot, sócia-diretora da agência Cravo, no Rio de Janeiro. 

Embora a IA possa ajudar na geração de ideias criativas com base em dados existentes, a capacidade de criar algo verdadeiramente original e inovador ainda é desafiadora para o sistema. A mente humana, com sua capacidade de pensar de forma abstrata e fazer conexões não convencionais, ainda não foi replicada pela IA.

Por isso, também no sentido criativo, não faz parte da realidade atual da agência Cravo, das designers Eduarda Paternot e Lilian Raco. Sem dúvida, a tecnologia é muito benéfica em vários setores, mas na agência é usada somente como apoio. “O trabalho que oferecemos é específico, feito de forma personalizada, logo, não cabe o seu uso”, afirma Eduarda. 

Uma das principais barreiras para o uso, especialmente no mercado de design, são suas referências limitadas. Apesar do avanço, esses modelos são treinados com base em dados já existentes. Portanto, podem reproduzir, por exemplo, erros presentes nesses dados de referência. Além disso, a criação de conteúdo de alta qualidade requer um nível de habilidade e criatividade que essas máquinas ainda não conseguem reproduzir.

Como destaca Lilian, “não tem como nos beneficiarmos de um material que não é exclusivo. O que recebemos dessa tecnologia já foi utilizado de alguma forma, podemos estar barrando a inovação, porque não há nada de novo sendo feito”.

A coleta e uso de dados pela IA levantam questões éticas e de privacidade que precisam ser cuidadosamente gerenciadas. “Isso ainda abre discussão para um outro ponto crucial: o de propriedade intelectual. Além de estar copiando algo feito por outrem, entrando em risco a questão dos direitos autorais”, alerta Eduarda, que também é formada em Direito.

É importante, portanto, usar essas ferramentas de forma responsável e ética, sempre lembrando que a criatividade e a habilidade humana ainda são essenciais na criação de conteúdo significativo e de qualidade. 

De fato, em alguns casos, a IA pode executar tarefas repetitivas e previsíveis com mais rapidez e eficiência do que um ser humano. Porém, ela ainda não pode substituir o lado criativo e artístico, essenciais no trabalho de design. A criatividade e a sensibilidade humana no design são características únicas e difíceis de serem replicadas por algoritmos. “Nosso compromisso é dar personalidade para marcas através de uma linguagem viva”, finalizam as sócias.

Web Stories

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Advogada alerta para diferentes formas de assédio e reforça importância da denúncia Palmeira anuncia novo Pronto Atendimento Municipal com investimento de R$ 9 milhões Projeto “Minha Nossa Ponta Grossa” promove cultura local com arte e poesia. Paraná realiza maior programa de cirurgias eletivas do país, afirma Beto Preto ao BnT news UEPG recebe seminário sobre boas práticas na gestão do Ensino Superior Castro elabora Plano Plurianual com participação popular e ferramentas digitais Projeto “Brincar de Quê?” resgata brincadeiras antigas em evento gratuito neste sábado (17)