Notícias Corporativas

Dia Mundial da Reciclagem será comemorado em 17 de maio

Dia Mundial da Reciclagem será comemorado em 17 de maio
Dia Mundial da Reciclagem será comemorado em 17 de maio
A reciclagem ajuda a reduzir a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários e minimiza o impacto ambiental negativo.

No dia 17 de maio comemora-se o Dia Mundial da Reciclagem. Criada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), a data visa incentivar a reflexão sobre a importância de descartar corretamente e reciclar os itens consumidos.

Segundo dados do relatório Global E-waste Monitor, em 2022 foram gerados, no mundo, 62 milhões de toneladas de lixo eletrônico, 82% a mais que em 2010. Apenas 22% desse montante foi realmente reciclado.

O estudo também prevê um declínio na taxa de coleta e reciclagem para 20% em 2030, devido à lacuna cada vez maior entre os esforços de reciclagem e o crescimento exponencial da geração de lixo eletrônico.

“Gradativamente, as companhias começam a rever seus processos, repensar a forma como operam e incluir em sua gestão indicadores pautados na sustentabilidade e nos princípios da governança ambiental, social e corporativa (ESG)”, pontua Vininha F. Carvalho, economista e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

Segundo Lívia Baldo, especialista em gestão de resíduos e diretora comercial da Tera Ambiental, ao celebrarmos o Dia Mundial da Reciclagem, é importante reconhecer o papel crucial que a inovação e o compromisso com a sustentabilidade desempenham na criação de um futuro mais verde. A reciclagem de efluentes e a produção de fertilizantes orgânicos são exemplos inspiradores de como podemos transformar desafios ambientais em oportunidades para promover a saúde do planeta e das gerações futuras.

O Movimento Plástico Transforma, em parceria com a SOLOS e as Prefeituras do Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Vitória (ES), realizará, na sexta-feira, 17 de maio, a partir das 8h30, um mutirão de limpeza na orla de três importantes praias destas regiões: Aterro do Flamengo, Praia de Tubarão e Praia de Camburi, respectivamente.

A ação contará com a presença de 90 voluntários em cada cidade (estudantes e voluntariado inscrito), que participarão também de atividades educativas, conduzidas pela SOLOS, startup baiana que desenvolve soluções inteligentes para a gestão de resíduos e redução do desperdício.

“À medida que o interesse por produtos e serviços responsáveis cresce, aqueles que incorporam  esses valores mostram uma capacidade de adaptação à agenda ESG. Ao reduzir ao máximo os potenciais danos ambientais causados por suas atividades, priorizando ações voltadas para a reciclagem, a empresa eleva os seus níveis de confiança e faz com que o mercado a associe à sustentabilidade, conclui Vininha F. Carvalho.


BNT Vídeos

Mais Lidas

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone