Notícias Corporativas

Junho é o mês da consciência ambiental

Junho é o mês da consciência ambiental
Junho é o mês da consciência ambiental
A preservação da natureza é responsabilidade de todos e a solução começa com as boas atitudes.

O mês de Junho é marcado por datas importantes que fortalecem a reflexão sobre a preservação da natureza. As comemorações começam em 3 de junho com o Dia Nacional da Educação Ambiental, depois segue com o Dia Mundial do Meio Ambiente, Dia Nacional da Ecologia e da Reciclagem, dia 5 de junho.

No Brasil, duas leis mostram que a Educação Ambiental é um processo permanente de construção dos valores que visam promover a sustentabilidade: a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), criada em 1999, e a Política Estadual de Educação Ambiental, de 2007.

“A educação ambiental está presente nas escolas, mas precisa estar no âmbito familiar, somente assim atingirá as pessoas em sua totalidade. Dentro dos lares que precisam ser divulgados os principais conceitos para que as boas atitudes sejam consolidadas. A parceria escola-família conseguirá desenvolver um poder transformador em prol dos recursos naturais”, pontua Vininha F. Carvalho, ambientalista e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pelas Nações Unidas, em 1972, com o propósito de conscientizar e destacar os desafios ambientais existentes no planeta. Este momento é oportuno para salientar sobre as consequências relacionadas às mudanças climáticas, que têm intensificado a gravidade de tragédias ambientais no Brasil e no mundo.

O Dia Nacional da Reciclagem foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2009, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o reaproveitamento de materiais descartados, aumentando a preservação dos recursos naturais e melhorando a qualidade de vida das pessoas.

O Dia da Ecologia foi criado em homenagem à Conferência de Estocolmo. Inicialmente, essa conferência das Nações Unidas reuniu 113 países, além de 250 organizações não-governamentais, e tem como objetivo promover atividades de proteção, conscientização e preservação do meio ambiente, criando debates e reflexões sobre os vários problemas ambientais que o planeta Terra está enfrentando.  

 “Essas datas despertam na sociedade a vontade de obter cada vez mais informações sobre as mudanças climáticas e reforçam a necessidade de ações para frear as consequências do aquecimento global, além de proporcionar gestos comunitários que possam preservar os recursos naturais e melhorar a qualidade de vida”, finaliza Vininha F. Carvalho.


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone