Notícias Corporativas

Harmonizações entre vinhos e pratos de Páscoa exige cuidados

Harmonizações entre vinhos e pratos de Páscoa exige cuidados
Harmonizações entre vinhos e pratos de Páscoa exige cuidados
Segundo pesquisa, 81% dos brasileiros vão celebrar a data este ano; Rafaela Reis, sommelier da Grand Cru, explica como harmonizar diversos vinhos com receitas de Páscoa

Com a proximidade da Páscoa, pessoas de diferentes credos e regiões do país se preparam para celebrar a data, que este ano acontece no último domingo de março (31). Em média, 81% dos brasileiros declaram que vão celebrar a data, conforme uma estimativa compartilhada pela plataforma Gente da Globo

Segundo uma projeção da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), 85% dos lojistas acreditam que o bom desempenho do consumo de itens típicos da data registrado no último ano deve se repetir em 2024. Para 60% dos supermercadistas, o consumo deve se manter no patamar do ano passado, ao passo em que 25% dos participantes da entrevista, que ocorreu em fevereiro, apostam em um aumento de consumo.

Rafaela Reis, sommelier da Grand Cru, importadora e distribuidora de vinhos finos, conta que o vinho deve ganhar destaque entre os produtos típicos de Páscoa. De fato, o levantamento realizado pela Abras revelou que a bebida alcoólica, elaborada a partir da fermentação do sumo da uva, está entre as opções preferidas da cesta de bebidas para esta Páscoa.

Segundo a pesquisa, mais de 40% do consumo para a Páscoa de 2024 está dividido em vinho importado (14,4%), refrigerante (14,3%) e cerveja (14,3%). Suco (13,1%) e vinho nacional (11,9%) completam os itens mais buscados.

Para Reis, a escolha pelo vinho para as comemorações desta Páscoa chama a atenção para a necessidade da harmonização correta com os demais elementos que devem compor as mesas das famílias.

“Ainda hoje, muitos brasileiros desconhecem quais são as principais harmonizações entre vinhos e pratos de Páscoa”, afirma. “No Brasil, temos o bacalhau como prato tradicional da Páscoa, como herança de Portugal. O bacalhau é um peixe com muita personalidade e muita intensidade de sabor. Por isso o vinho que vamos harmonizar tem que ter bastante personalidade”, completa.

Nesse caso, para a especialista, vale apostar na harmonização com vinhos brancos feitos com uvas Loureiro ou Sauvignon Blanc, que são vinhos com alta acidez, frescos e com bastante intensidade aromática.

“Mais leve, os rosés também funcionam bem, como os de uva Touriga Nacional. Para quem fizer questão de vinho tinto, procure os vinhos com menos tanino e mais fruta”, recomenda.

Reis destaca que, no feriado de Páscoa, também é possível investir em harmonizações de vinho com ovos de chocolate. Ela explica que o chocolate em si é um pouco mais difícil de harmonizar, pois exige um vinho “potente” de sabor e com tanta doçura quanto o próprio alimento, produzido com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau e do cupuaçu.

“Uma opção são vinhos do porto Ruby. Já chocolates com nuts harmonizam bem com os Tawny por conta das notas de amêndoas, castanhas que esse vinho tem”, afirma.

A sommelier da Grand Cru também explica que, para chocolate branco, é possível apostar em vinhos de colheita tardia branco. Para harmonizar com uma colomba pascal, por fim, o sommelier indica vinhos que sejam elaborados com uvas afetadas pela “podridão nobre”, ou seja, tomadas pelo fungo Botrytis cinerea.

Para mais informações, basta acessar: https://www.grandcru.com.br/


Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR Impacto de Trump no Brasil Qual é o objetivo do JOIA