Notícias Corporativas

Websérie fala de dilema no diagnóstico da esclerose múltipla

Websérie fala de dilema no diagnóstico da esclerose múltipla
Websérie fala de dilema no diagnóstico da esclerose múltipla
Produzida pela Amigos pela Esclerose, a websérie “Informação é o melhor remédio” busca trazer temáticas complexas a respeito da vida e diagnóstico da esclerose múltipla. Sempre trazendo informação de qualidade e propondo reflexão sobre o estigma de ter uma doença neurológica.

A Associação Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME) lançou, no dia 30 de agosto, o terceiro episódio da websérie “Informação é o melhor remédio”. Com a participação de pacientes, especialistas e membros da AME, o lançamento marcou o Dia Nacional da Conscientização sobre a Esclerose Múltipla e a campanha Agosto Laranja – promovida pela AME desde 2014. Em 2024, a websérie teve como tema o dilema: “Diagnóstico: contar ou não contar?”

A esclerose múltipla é uma doença autoimune crônica que afeta o sistema nervoso central, de forma que o sistema imunológico passa a atacar a bainha de mielina dos neurônios. Isso pode gerar danos nas funções neuronais. 

Visão dupla, fraqueza nos músculos, desequilíbrio, descoordenação, formigamento, fadiga e distúrbios urinários são os sintomas mais frequentes da doença. A maior parte das pessoas apresentam os primeiros sintomas entre os 20 e 40 anos. A partir daí, muitos se vêem em um dilema sobre a quem revelar seu diagnóstico. 

Segundo Denis Bichuetti, neurologista especialista em esclerose múltipla que está no episódio, o desconhecimento e o medo de sofrer preconceito são os principais fatores que levam seus pacientes a terem insegurança para revelar o diagnóstico, “a maior parte das pessoas não veem vantagem nenhuma em revelar seu diagnóstico, pelo contrário temem desvantagens”. Além disso, muitos temem as incertezas jurídicas – por si só, o diagnóstico não garante proteção legal.

Apesar da esclerose múltipla não ser sinônimo de incapacidade para trabalhar, cerca de 40% das pessoas com este diagnóstico no Brasil estão fora do mercado de trabalho. Discriminação, carga de trabalho indeterminada e falta de estrutura no local de trabalho são alguns dos fatores que dificultam a permanência no emprego. Para Bichuetti, a falta de informação e a pouca flexibilidade dos empregadores são os fatores que mais impactam os pacientes no mercado de trabalho. 

Informação é o melhor remédio

A websérie “Informação é o melhor remédio” busca trazer temáticas complexas a respeito da vida e diagnóstico da esclerose múltipla. Sempre trazendo informação de qualidade, com depoimentos de pessoas que vivem com esta condição e especialistas. A série foi lançada em 2023 e todos os três episódios podem ser acessados no YouTube da AME. O lançamento aconteceu de forma simultânea no online e em um evento para convidados realizado em São Paulo no Cine Marquise. 

Após a exibição do episódio, representantes da AME e ativistas realizaram um debate sobre o tema abordado – disponível no Instagram da associação @amigosmultiplos. O Agosto Laranja de 2024 tem o investimento social das farmacêuticas Roche, Sanofi e Merck.

Sobre a AME

Desde 2012, temos como principal lema reunir pessoas e instituições relacionadas à causa, difundir o conhecimento sobre a Esclerose Múltipla e contribuir para o diagnóstico precoce. Trabalhamos para ser ponte de representação da perspectiva da pessoa que convive com EM com pesquisas na área, sobretudo, para envolvê-las nas tomadas de decisão sobre o custo de novas tecnologias em saúde e, assim, levando por meio da informação, apoio e acesso a qualidade de vida para as pessoas que convivem com a Esclerose Múltipla. 

 


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Relembre o Bosque de Luz de Ponta Grossa PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG