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AJP Tour: Abu Dhabi investe no jiu jitsu brasileiro

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AJP Tour: Abu Dhabi investe no jiu jitsu brasileiro
Somente em 2024, serão nove competições produzidas pela AJP no país, entre eles o Grand Slam e o South America Continental Pro

O interesse de Abu Dhabi pelo jiu jitsu brasileiro não é novidade. Desde o fim dos anos 90, a cidade, que é reconhecida mundialmente como uma potência econômica e por investimentos em infraestrutura, atrai os holofotes do mundo das artes marciais através de megaeventos de lutas. No entanto, de uma década para cá, os investimentos na modalidade cresceram significantemente, e a chegada de players como a Abu Dhabi Jiu Jitsu Pro (AJP), o Abu Dhabi Extreme Championship (ADXC) e, mais recentemente, a plataforma de transmissão online TX7 colocaram a capital dos Emirados Árabes como uma das referências do jiu jitsu internacional na atualidade.

Hoje, Abu Dhabi, através da AJP, organiza dezenas de competições mensalmente em todos os continentes, e impacta diretamente a vida de milhares de atletas, professores, empreendedores e marcas ligadas ao jiu jitsu no mundo inteiro. A expertise na realização de megaeventos e a valorização dos atletas financeiramente se tornaram marcas registradas da entidade, e tem feito com que os lutadores deixem de lado o amadorismo das federações mais tradicionais em prol do profissionalismo e das perspectivas futuras oferecidas pelos eventos árabes.

“O que Abu Dhabi faz pelo jiu jitsu internacional é incrível. Além de valorizarem os atletas financeiramente, com premiações em dinheiro, bolsas, eles nos colocam como os protagonistas do evento, as grandes estrelas. E acho que é assim que deve ser mesmo. Toda a estrutura é incrível, passa uma imagem mais profissional do nosso esporte e aproxima marcas e empresários também que querem investir e patrocinar atletas”, analisa o faixa preta Jonnatas Gracie, um dos grandes talentos da atualidade.

Neste cenário, o Brasil se tornou um parceiro estratégico para Abu Dhabi. Somente em 2024, serão nove competições produzidas pela AJP no país, entre eles o Grand Slam e o South America Continental Pro, duas das principais do calendário internacional. Além disso, foi o primeiro país a receber uma filial da ADMA (Abu Dhabi Martial Arts Academy), academia de lutas referência, no Oriente Médio, e também o primeiro a sediar uma edição do ADXC fora dos Emirados Árabes Unidos, que ocorreu no último dia 2 de março, em Balneário Camboriú, Santa Catarina, na BC Fight Week.

A BC Fight Week é um projeto da IVSM em parceria com a prefeitura de Balneário Camboriú, que promoveu uma semana de lutas, entre os dias 26 de fevereiro e 3 de março, na cidade catarinense, com a realização de grandes eventos internacionais além de apresentações de projetos sociais e seminários com estrelas do esporte. Entre os destaques da semana estão o South America Continental Pro de Jiu Jitsu, realizado nos dias 1, 2 e 3 de março, o ADXC, no dia 2, e o UAE Warriors, de MMA, fechando o calendário no dia 3 de março.

“Tivemos o prazer de organizar a terceira edição do Abu Dhabi Extreme Championship (ADXC 3) no Brasil, garantindo aos fãs dos esportes de combate, especialmente Jiu-Jitsu e Grappling, um evento repleto de lutas emocionantes e exibições habilidosas apresentadas por um  grupo dos melhores jogadores de Jiu-Jitsu do Brasil e do mundo. Esta etapa reflete o nosso reconhecimento da importância da cooperação entre os Emirados Árabes Unidos e o Brasil no no campo dos esportes, advindo da paixão e excelência compartilhadas pelo Jiu-Jitsu, que contribui para enriquecer o cenário mundial dos esportes de combate e apresentar eventos esportivos inéditos, além de proporcionar aos atletas dos dois países a oportunidade de trocar experiências, mostrar e testar suas habilidades”, afirma Tareq Al Bahri, Gerente Geral da International Vision Sports Management (IVSM).

Mais visibilidade, mais patrocínio

Os eventos promovidos por Abu Dhabi proporcionam uma visibilidade significativa não só para professores e atletas, mas também para as marcas ligadas ao esporte. Algumas empresas têm buscado associar suas imagens aos valores, profissionalismo e credibilidade dos eventos árabes por meio de patrocínios e parcerias. Essa estratégia não apenas promove as marcas, mas também destaca o compromisso com os princípios fundamentais do Jiu-Jitsu, como disciplina e respeito, estabelecendo conexões duradouras com a comunidade do esporte. Esse é o caso da Brazil Combat, tradicional fabricante de quimonos e assessórios de Jiu Jitsu.

“É fundamental para nós termos eventos dessa qualidade e dessa grandeza como os organizados pela AJP. Dão uma visibilidade internacional para os atleta e consequentemente às marcas que os apoiam, agregando valor aos produtos e aos negócios. Além disso , nos obriga também a estarmos buscando sempre o aperfeiçoamento para seguir no nível exigido pelo mercado. Sem dúvidas, todos ganham”, afirma Fabrício Brito, dono da Brazil Combat, uma das mais tradicionais empresas de equipamentos de jiu jitsu do Brasil.

Benefícios além dos tatames

Os eventos de Abu Dhabi vão além da competição esportiva, desempenhando um papel vital no intercâmbio cultural. Recentemente, jovens do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, participaram do World Pro, em Abu Dhabi, tendo a oportunidade de troca de conhecimento e experiências. Esse intercâmbio não apenas eleva o nível técnico dos atletas brasileiros, mas também enriquece a diversidade no cenário global do Jiu-Jitsu.

“Fomos segundo ano consecutivo, foi um sonho realizado. Levei 36 jovens de comunidade. Era algo muito distante da nossa realidade, mas com muito trabalho conseguimos. Foi muito enriquecedor não só pelos resultados mas por toda a experiência, os contatos feitos. Estamos inclusive negociando um apoio para o nosso projeto a partir dessa ida para Abu Dhabi”, conta Douglas Gentil, faixa preta e líder do projeto social Maré Top Team.

Outro benefício é na economia local. Os eventos organizados pela AJP impulsionam o turismo nacional, atraindo visitantes interessados na atmosfera única dessas competições de classe mundial. O jiu jitsu, assim, se consolida como um veículo não apenas esportivo, mas cultural e turístico, promovendo conexões além das fronteiras.

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