Notícias Corporativas

Estudo aponta dados sobre investimentos na indústria

Estudo aponta dados sobre investimentos na indústria
Estudo aponta dados sobre investimentos na indústria
O relatório aponta que os principais objetivos desses investimentos planejados para 2024 são a ampliação ou melhoria da capacidade produtiva, com 42% das empresas tendo esse objetivo.

Segundo os dados apresentados no relatório Investimentos na Indústria 2023-2024, divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em março de 2024, há um crescimento no número de grandes empresas que planejam investir no próximo ano. Conforme informado na publicação, um terço dessas empresas iniciará um novo plano de investimentos em 2024, representando um aumento em relação ao período anterior.

O relatório aponta que os principais objetivos desses investimentos planejados para 2024 são a ampliação ou melhoria da capacidade produtiva, com 42% das empresas tendo esse objetivo, empatado com a ampliação ou melhoria do processo produtivo atual. Além disso, uma parcela de 9% visa a introdução de novos produtos, enquanto 7% têm como foco a introdução de novos processos produtivos.

Quanto às fontes de financiamento pretendidas para esses investimentos, o documento revela que 68% das grandes empresas pretendem utilizar exclusivamente ou majoritariamente recursos próprios. Por outro lado, um terço dessas empresas planeja financiar a maior parte ou a totalidade de seus investimentos com recursos de terceiros.

José Antônio Valente, diretor da empresa de franquia locação de equipamentos para construção civil Franquias Trans Obra, afirmou que o foco predominante em recursos próprios para financiar esses investimentos sugere uma confiança na estabilidade financeira das empresas, mas também pode indicar uma hesitação em depender exclusivamente de fontes externas de financiamento, dada a incerteza econômica global. “As estratégias de investimento podem precisar ser adaptadas ao longo do tempo para garantir a resiliência e a sustentabilidade dos negócios”.

No que diz respeito ao mercado-alvo dos investimentos planejados, a publicação informa que a maioria das empresas, 40%, concentra seus esforços principalmente no mercado interno. No entanto, há um aumento no interesse em investir com foco no mercado externo, com 10% das empresas direcionando seus investimentos principalmente para esse mercado, um aumento em relação aos anos anteriores.

Perguntado sobre o assunto, José Antônio afirmou que à medida que avançamos para o futuro, é essencial que as empresas permaneçam ágeis e estejam preparadas para ajustar suas estratégias de investimento conforme necessário. A capacidade de se adaptar a um ambiente em constante mudança será fundamental para o sucesso a longo prazo no mercado industrial. “Decisões sobre investimentos em áreas não exploradas, como comprar uma franquia ou investir na locação de máquinas para indústria podem ser uma opção para entrada de novas empresas na indústria ou mesmo opção de expansão em novos negócios para empresas já estabelecidas”. 

A pesquisa foi realizada com 381 empresas de grande porte durante o período de 1º a 11 de dezembro de 2023. Para mais informações, incluindo série histórica, acesso o conteúdo na íntegra através do link informado no início da matéria.


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone