Notícias Corporativas

Importância do Serviço Social no Brasil é tema de evento promovido pela FAEP

Importância do Serviço Social no Brasil é tema de evento promovido pela FAEP
Importância do Serviço Social no Brasil é tema de evento promovido pela FAEP
Série de palestras gratuitas acontecerão na instituição entre os dias 13 e 17 de maio, com participação de palestrantes que contribuem ativamente para a formação e atuação dos assistentes sociais

Levantamento realizado por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PPGDH) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), divulgado no portal Agência Brasil em abril de 2023, revela uma preocupante contradição no cenário social brasileiro. Enquanto o número de pessoas em situação de vulnerabilidade cresce, os recursos destinados à proteção social têm decrescido desde 2019, acentuando a crise da pobreza no país.

Ainda segundo divulgado no portal, um exemplo emblemático desse cenário é a redução dos recursos destinados à população em situação de rua. Conforme dados do Projeto SUAS, esses recursos passaram de R$ 88,4 milhões em 2019 para R$ 36,1 milhões em 2021.

Nesse contexto crítico, ressalta-se a importância do serviço social como uma ferramenta essencial na busca por soluções e na promoção da justiça social. Reconhecendo essa relevância, a Faculdade de Educação Paulistana (FAEP) se prepara para sediar a segunda edição da Semana do Serviço Social, em celebração ao Dia do Assistente Social, a ser comemorado em 15 de maio.

O evento, que ocorrerá de 13 a 17 de maio, trará à tona discussões pertinentes sobre o papel do serviço social na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “Com o tema central ‘O Serviço Social é Necessário para o Brasil’, a semana contará com a participação de renomados palestrantes e profissionais que contribuem ativamente para a formação e a atuação dos assistentes sociais e para a transformação da nossa sociedade brasileira”, afirma Robson Vasconcelos, professor do curso de Serviço Social da FAEP.

Para o professor, trata-se de uma oportunidade de entender melhor a necessidade da presença cada vez maior de assistentes sociais atuantes, garantindo a igualdade e a diminuição da desigualdade social do Brasil, além de atrair novos interessados a se engajarem na profissão.

Os eventos ocorrerão tanto de forma presencial, na FAEP, quanto online, possibilitando o acesso amplo e democrático às discussões propostas. Os interessados em participar podem acompanhar as transmissões pelo canal do YouTube da FAEP ou se inscrever para participar de modo presencial e garantir certificado de participação.

Abaixo a programação e o perfil dos palestrantes:

13/05/24 às 19h30 – “Adoção e Serviço Social: Algumas Reflexões” com a Dra. Alberta Goes. Transmissão apenas online.

14/05/24 às 19h30 – “Nossa Liberdade é Anticapacitista” com o Prof. Robson Garcia. Evento presencial com transmissão online.

15/05/24 às 19h30 – “Sozinho, sou sempre suspeito” com Beatriz Adão Pascoal da Costa. Transmissão apenas online.

16/05/24 às 19h30 – “Do Cárcere para a vida! Uma história de superação” com Márcia Bernardes. Evento presencial com transmissão online.

17/05/24 às 19h30 – “Serviço Social: Trabalho, mais-valia e Alienação na perspectiva de Marx” com Enio Chaves. Evento presencial com transmissão online.

Sobre os palestrantes:

Alberta Goes (Dra. em Serviço Social pela PUC/SP | Assistente Social Judiciária no Núcleo de Apoio Profissional de Serviço Social e Psicologia do TJSP)

Robson Garcia (Graduado em Serviço Social com especialização em Psicossociologia da Juventude e Políticas Públicas e em Saúde Pública. Professor de Serviço Social da FAEP | Assistente Social na área da saúde pública)

Beatriz Adão Pascoal da Costa (Técnica Média de contabilidade e Gestão pelo Instituto médio de Economia de Luanda. Possui graduação em Serviço Social pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2013 – 2016); possui graduação em Teologia pela Faculdade Unida de Vitória. Pós-graduada em teologia com especialização em Gestão de Projetos Sociais. 2016-2017. Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2017-2019.Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2019-2023)

Márcia Bernardes (Graduada em Direito, cursando especialização em Direito Penal e Direito de Família. CEO do 1o PodCast do Brasil em entrevista com Ex-presidiários. Fundadora do Projeto Inocentes: Com paixão pela justiça)

Enio Chaves (Graduado em Serviço Social pela PUC Campinas, com pôs graduação em Saúde pela FIOCRUZ, foi docente na pós-graduação da FAPSS e da BWS, atua como Assistente Social na previdência municipal de SP e na saúde do trabalhador)

Serviço:

Semana do Serviço Social na FAEP

Data: 13 a 17 de maio

Informações e inscrições pelo link


BNT Vídeos

Mais Lidas

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone