Notícias Corporativas

Vitaminas ajudam a driblar os riscos do outono

Vitaminas ajudam a driblar os riscos do outono
Vitaminas ajudam a driblar os riscos do outono
Yakult alerta para a importância do consumo desses micronutrientes para manter o organismo pronto para enfrentar as próximas estações do ano

Com as oscilações de temperatura no outono e maior probabilidade de dias frios na medida em que o inverno se aproxima, é comum o aparecimento de algumas doenças, entre as quais sinusites, otites, gripes e resfriados. O período também é mais propício para o surgimento e agravamento de problemas respiratórios, como asma, bronquite e pneumonia. No entanto, é possível driblar os riscos se crianças, adultos e idosos mantiverem uma alimentação saudável e, se possível, aumentarem a ingestão de algumas vitaminas por meio da suplementação.

Vitaminas são necessárias ao organismo em pequenas quantidades e, por esse motivo, são chamadas de micronutrientes. Classificadas de acordo com o tipo, ao todo existem 13 vitaminas envolvidas em diferentes processos orgânicos que asseguram a manutenção da saúde e, consequentemente, a qualidade de vida. Por exemplo, auxiliam na visão; no sistema imunológico e reprodutivo; no funcionamento correto de diversos órgãos, como coração e pulmões; no crescimento e na reparação de tecidos; nas funções celulares e em inúmeras outras necessidades do organismo.

A principal função das vitaminas e dos sais minerais, entretanto, é auxiliar na manutenção das funções biológicas do organismo. “Dessa forma, esses micronutrientes participam do metabolismo com a síntese de enzimas e de outras moléculas que têm diferentes funções para a saúde humana”, descreve a engenheira de alimentos Helena Sanae Kajikawa, gerente de Assuntos Científicos da Yakult do Brasil.

Embora possam ser obtidas por meio da alimentação, uma parte da população mantém uma alimentação desequilibrada e pouco variada. Com isso, pode ocorrer a hipovitaminose, um processo de carência de determinadas vitaminas que pode favorecer o aparecimento de doenças. Por isso, os especialistas costumam indicar suplementos vitamínicos que ajudam a restaurar os níveis adequados desses micronutrientes como, por exemplo, o Taffman-EX.

O Taffman-EX tem como destaques a vitamina E, um antioxidante que ajuda na proteção dos danos causados pelos radicais livres; e as vitaminas A e C. Além disso, possui importantes vitaminas do complexo B, que auxiliam no bom funcionamento do sistema imune: B1, B2, B3, B5, B6 e B12. “Para estimular o consumo de vitaminas no outono, a Yakult acaba de lançar uma campanha promocional com o Taffman-EX para toda a rede de venda domiciliar no Brasil”, informa a gerente. 

O papel das vitaminas

  • Vitamina A: auxilia a visão, o funcionamento do sistema imune e a regeneração da pele.
  • Vitamina C: ajuda na absorção do ferro presente nos alimentos, no funcionamento do sistema imune e na formação do colágeno.
  • Vitamina E: auxilia na proteção dos danos causados pelos radicais livres.
  • Vitamina B1: colabora com o metabolismo energético e de proteínas, carboidratos e gorduras.
  • Vitamina B2: auxilia na formação de células vermelhas do sangue, no metabolismo do ferro e na manutenção da pele e das mucosas.
  • Nicotinamida (vitamina B3): colabora com o metabolismo energético e a manutenção da pele e das mucosas.
  • Pantotenato de cálcio (Vitamina B5 + cálcio): auxilia no metabolismo energético.
  • Vitamina B6: ajuda na formação das células vermelhas no sangue, no funcionamento do sistema imune e no metabolismo de proteínas e glicogênio.
  • Vitamina B12: auxilia no processo de divisão celular, no metabolismo energético e no funcionamento do sistema imune.

Curiosidade
A palavra vitamin foi criada pelo bioquímico polonês Casimir Funk, no início do século XX, por meio da junção dos termos ‘vita’ (vida, em latim) e ‘amine’ (retirada de aminoacid – aminoácido), porque o pesquisador acreditava que um aminoácido estaria presente nessas substâncias. Embora essa suposição não tenha sido confirmada cientificamente, o termo vitamina acabou sendo adotado mundialmente para designar esses micronutrientes fundamentais ao bom funcionamento do organismo.


BNT Vídeos

Mais Lidas

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone