Notícias Corporativas

Especialista alerta sobre segurança de identidade digital

Especialista alerta sobre segurança de identidade digital
Especialista alerta sobre segurança de identidade digital
Daniel Rodríguez, diretor-geral da Redtrust, aposta em proteção segura em servidor cifrado e gestão centralizada

Em um cenário empresarial cada vez mais digital, a necessidade de garantir a segurança das comunicações online e simplificar os processos administrativos é uma prioridade no mundo corporativo. As empresas que optam por reunir certificados digitais em um único lugar, conseguem obter vantagens essenciais aos clientes.

No ano passado, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), autarquia federal vinculada à Casa Civil da Presidência da República, responsável pela execução das políticas de certificação digital no país, o Brasil chegou à marca de 10 milhões de certificados digitais, ressaltando o avanço tecnológico e a crescente aceitação e utilização de soluções digitais. 

“O desejo das organizações em garantir a segurança de suas comunicações online tem aumentado, impulsionado pela digitalização dos processos administrativos atuais, como o pagamento de impostos, o tratamento de notificações eletrônicas e a assinatura de documentos”, afirma Daniel Rodríguez, diretor-geral da Redtrust. 

De acordo com o executivo, os casos de uso emergentes em torno do certificado, como a criptografia de e-mails ou documentos, reforçaram a necessidade de as empresas obterem certificados digitais de forma fácil e segura. “Antecipar a data de expiração dos certificados é fundamental para garantir a continuidade dos negócios e evitar interrupções nas atividades, algo que já é uma prioridade estratégica para 36% das empresas”, ressalta. 

Para evitar ameaças, o executivo enumera duas principais vantagens ao emitir e custodiar certificados digitais na mesma plataforma:

  1. Custódia Segura em um Servidor Cifrado:

De acordo com Daniel, a segurança é uma prioridade na gestão de certificados digitais. Os certificados digitais e suas chaves são gerados diretamente em um servidor cifrado, permanecendo custodiados na plataforma. “Isso elimina a necessidade de download de softwares adicionais para instalação de certificados nos equipamentos, simplificando a operação. A facilidade de uso é ampliada, uma vez que os usuários podem acessar os certificados de maneira transparente, como se estivessem localizados em seus próprios equipamentos”, explica.

  1. Gestão Centralizada para Diversos Tipos de Certificados:

Segundo o especialista, a gestão centralizada de todos os tipos de certificados digitais proporciona benefícios significativos em termos de segurança e rastreabilidade. “As empresas podem usufruir de mobilidade, controle preciso de permissões por meio de políticas e monitorização em tempo real dos usos dos certificados”, completa. Além disso, conforme explica Daniel, a capacidade de realizar auditorias adiciona uma camada adicional de segurança e transparência ao processo.

Sobre a Redtrust

A Redtrust é a solução escolhida pelas empresas para gerenciar e controlar sua identidade digital. A custódia de seus certificados digitais em nosso gestor especializado garante sua segurança, tanto ao autenticar-se para realizar trâmites online com outras entidades e organismos públicos quanto para assinar digitalmente documentos e comunicações.

Mais de 900 empresas, nos setores financeiro, energético e construção, confiam na Redtrust para uma gestão centralizada de seus certificados digitais, com os mecanismos necessários de controle sobre seus usos e ciclo de vida. A proteção dos certificados é assegurada ao serem armazenados em um servidor cifrado, único e independente.

Desde 2019, a Redtrust faz parte da Keyfactor, multinacional líder em soluções de criptoagilidade e PKI na nuvem. Em 2021, a PrimeKey, criadora do EJBCA, o principal software de Autoridade de Certificação, integrou-se ao grupo.


BNT Vídeos

Mais Lidas

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone