Notícias Corporativas

LC Plus lança linha de autotestes para tentantes

LC Plus lança linha de autotestes para tentantes
LC Plus lança linha de autotestes para tentantes
Linha Proov é composta por quatro autotestes que, entre outras funções, medem níveis hormonais de substâncias como Progesterona e auxiliam a acompanhar o período fértil de mulheres que estão tentando engravidar

A importadora internacional de suplementos e itens de saúde LC Plus lançou uma nova linha de autotestes voltados para monitorar o período fértil e o ciclo de mulheres que estão tentando engravidar.

 A linha Proov é composta por quatro autotestes, Confirm, Predict, Check e Reserve, com autorização da Food and Drug Administration (FDA) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para monitorar níveis hormonais, confirmar gravidez e informar a chegada da menopausa.

De acordo com estudo do portal Trocando Fraldas, cerca de 55% das mulheres no Brasil não sabem identificar o período fértil. Entre as tentantes (mulheres que estão tentando engravidar), a porcentagem de mulheres que não conseguem reconhecer o período é de 52%.

A doutora Barbara Jucá, CEO da LC Plus, esclarece que os novos autotestes da linha Proov ajudam pacientes que querem engravidar e gostariam de conhecer melhor o seu ciclo para otimizar as suas chances de gravidez. “O Proov Confirm mede a dosagem de progesterona na urina e serve para confirmar a ovulação, uma vez que esse hormônio é liberado pelo corpo lúteo do óvulo”.

A especialista explica que a progesterona não serve somente para confirmar que a ovulação aconteceu, mas também para segurar a gestação. “Alterações na progesterona detectadas precocemente podem salvar uma gestação, oferecendo ao médico a possibilidade de repor o hormônio numa fase importante”, afirma Barbara.

Testes monitorados por aplicativo

Barbara afirma que o Proov Predict é um autoteste que dosa as frações alfa e beta do LH (hormônio luteinizante) que estimula a ovulação. A especialista conta que a principal diferença do Predict para outros testes de ovulação do mercado é que ele possui um aplicativo americano que ajuda no armazenamento, quantificação, e monitorização dos testes, o que pode garantir uma janela fértil de até 6 dias, enquanto os testes regulares que detectam apenas o pico ovulatório oferecem 2 dias de janela.

Porém, caso o paciente escolha não usar o app, o teste pode ser lido visualmente. “O paciente pode ver a linha escurecendo até chegar a ficar igual ao controle = pico. Visualmente falando, uma vez que a linha começa a escurecer, significa que o hormônio começou a subir e é hora de começar a tentar e ganhar dias extras da janela fertil”, explica a Dra. “Os outros testes geralmente ficam dentro de cassetes e não permitem a visualização da linha”. 

A linha Proov oferece um email de suporte ao paciente, que vai junto do teste, para caso de dúvidas.

“O teste de ovulação mede o LH que pode indicar uma ovulação. Mas se, por exemplo, não tiver óvulo, o teste de ovulação vai dar positivo e a paciente vai achar erroneamente que ovulou. Com o Proov Predict, a paciente pode conferir se há estímulo para que haja ovulação através do LH e, com o Proov Confirm, ela consegue checar se teve óvulo liberado e se a ovulação aconteceu de verdade”, detalha a Dra.

Barbara também aborda o terceiro autoteste da linha Proov, o Check, que é um teste capaz de confirmar mais precocemente a gravidez por testar uma dose menor de hormônio em comparação às doses necessárias em outros testes do mercado. “Com isso, é possível ter testagens positivas a partir de 7 dias depois da ovulação, ou até cerca de uma semana antes do atraso da menstruação”. 

Alerta sobre a menopausa

A CEO da LC Plus revela que a linha Proov vai comercializar em breve um autoteste que detecta o hormônio folículo-estimulante (FSH) que se altera quando a menopausa começa a chegar. “O FSH alto normalmente indica reserva ovariana baixa, o que pode ser uma causa de não ovulação e que indica a chegada da menopausa”.

Para saber mais, basta acessar: www.lcplus.com.br


BNT Vídeos

Mais Lidas

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone