Notícias Corporativas

Foco na experiência: o que a reputação diz sobre as marcas

Foco na experiência: o que a reputação diz sobre as marcas
Foco na experiência: o que a reputação diz sobre as marcas
Pesquisas indicam que os consumidores buscam fechar negócios com empresas confiáveis

Tipo de divulgação que passa uma ideia errada ao consumidor sobre o produto ou serviço oferecido. Essa é, segundo o Dicionário Direito, a definição de propaganda enganosa, mas é bem provável que cada um tenha nomes vinculados a esse significado em mente. Aquela empresa ou marca que prometeu tudo e entregou nada. Afinal, quebrado o elo de confiança, a reputação daquela instituição não será mais a mesma.  

Nesse viés, os consumidores estão cada vez mais ativos na procura por empresas confiáveis no mercado. Segundo a Fundação Nacional da Qualidade na Gestão (FNQ), os clientes buscam por marcas com boa reputação para terem a certeza de que receberão um produto ou serviço de qualidade. 

Além disso, a FNQ aponta que um cliente que não recebe uma solução poderá recorrer às redes sociais, sites de reclamação e até mesmo aos órgãos competentes para ingressar com uma ação jurídica contra a empresa.  

Onde reclamar? 

Utilizar sites que avaliam a reputação das empresas é uma das maneiras encontradas pelos consumidores para se aproximarem de marcas mais confiáveis. Um dos exemplos é o Reclame Aqui, que há 14 anos premia as instituições com as melhores reputações e operações de atendimento mais eficientes. 

Conforme artigo publicado pelo Reclame Aqui, os consumidores são os protagonistas da reputação, pois “a reputação está atrelada à percepção das pessoas sobre a qualidade do produto, às experiências proporcionadas no atendimento, o posicionamento ético, o compromisso com a satisfação do cliente e muitos outros fatores”. 

Dessa forma, receber a indicação ou ganhar prêmios como o Reclame Aqui, realizados por meio de votação popular, atribui à marca um ponto a mais de segurança e confiança diante de consumidores e clientes. 

Área essencial 

Maurício Stradiotti, gestor de pós-venda da empresa Renovigi Energia Solar, que é pelo segundo ano consecutivo finalista do prêmio Reclame Aqui, acredita que a reputação de uma empresa é um ativo essencial para quem busca a sustentabilidade nos negócios. 

“A área de pós-vendas é fundamental para essa consolidação. A confiança e a satisfação do cliente são reforçadas por um atendimento de qualidade que vai além da compra, resolvendo problemas com eficácia e empatia. Para construir uma boa reputação, a empresa deve ser ética e transparente nas ações, com uma política de pós-vendas clara e justa para ambas as partes (cliente-empresa)”, afirma. 

Foco na experiência 

Para Maurício, ter equipes bem treinadas e ágeis é crucial para criar experiências positivas. Ele aponta que a consistência no padrão de qualidade ao longo do tempo também é fundamental, pois, assim, se assegura que os produtos e serviços oferecidos cumpram as expectativas desde o início da jornada do cliente. 

“Manter canais de comunicação abertos e ouvir o feedback dos consumidores demonstra comprometimento com melhorias contínuas. Acredito fortemente que a área de pós-venda não deve ser vista como um custo, mas sim como um investimento. Empresas que tratam o pós-venda de maneira proativa, que oferecem soluções e antecipam necessidades, fortalecem o relacionamento e, consequentemente, a reputação e sustentabilidade dos negócios”, finaliza. 


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Feminicídios registrados em Ponta Grossa em 2024 Como consultar local de votação Eventos astronômicos em setembro Propostas dos candidatos à prefeitura de PG Denúncia de violência contra mulher Curiosidades de Ponta Grossa – 201 anos Cronograma de oficinas EFAPI