Notícias Corporativas

Especialista mostra ferramentas para otimizar vendas on-line

Especialista mostra ferramentas para otimizar vendas on-line
Especialista mostra ferramentas para otimizar vendas on-line
Sete de cada 10 consumidores brasileiros pesquisam no Google antes de realizar qualquer tipo de compra, conforme o estudo State of Search Brasil, da Hedgehog Digital. Por isso, Tiago Tessmann, especialista em Marketing Digital, recomenda que empresas e empreendedores em busca de crescimento consistente na base de clientes e de vendas on-line dominem quatro ferramentas da plataforma: Ads, Analytics, Meu Negócio e Search Console

Sete de cada 10 consumidores brasileiros pesquisam no Google antes de realizar qualquer tipo de compra, conforme o estudo State of Search Brasil, da Hedgehog Digital. Esse alcance faz com que as empresas e empreendedores em busca de crescimento consistente na base de clientes e nas vendas on-line recorram a quatro ferramentas oferecidas pela plataforma: Ads, Analytics, Meu Negócio e Search Console.

Para Tiago Tessmann, especialista em Marketing Digital e criador do método Conversão Extrema, não basta apenas conhecer o funcionamento individual de cada ferramenta. “É preciso fazer com que elas funcionem bem juntas para alcançar os melhores resultados”, explica Tiago Tessmann.

As Ferramentas:

Google Ads

A primeira ferramenta da lista considerada importante pelo especialista é o Google Ads, pois é um canal importante de publicidade paga do Google. Por meio de links patrocinados, empresas e empreendedores podem posicionar produtos e sites no topo dos resultados de uma pesquisa exatamente quando o cliente potencial está em busca de uma solução. “Aparecer no momento da intenção de compra eleva significativamente a chance de realizar uma venda on-line”, explica o especialista.

Além disso, segundo ele, a ferramenta permite manter o orçamento sob controle porque o Google Ads permite a cobrança dos anúncios por clique (CPC), visualizações (CPM) ou resultados (CPA).

Google Analytcs

O Google Ads é a maior ferramenta de links patrocinados no marketing digital, umas das maiores plataformas de  impulsiona as vendas on-line, mas por si só não traz informações sobre o comportamento do consumidor, ou seja, os motivos que o levam a clicar no botão “comprar”. Essa tarefa é do Google Analytcs, que possibilita tomar decisões seguras, baseadas em evidências e não em “achismos”. “O Analytcs permite compreender o comportamento dos visitantes que navegam por um site: de onde vêm, como eles interagem e até por que as vendas são ou não convertidas”, observa Tessmann.

Esses dados alimentam estratégias de marketing e aceleram ajustes com o objetivo de melhoria contínua nos resultados. “Sem dados, o empreendedor simplesmente está dirigindo o seu negócio no escuro”, aponta o especialista.

 Google Meu Negócio

A terceira ferramenta é particularmente valiosa para negócios locais, em que informações como localização e horário de atendimento são cruciais para uma venda. Para esta categoria, o Google Meu Negócio é o equivalente a uma vitrine na internet. “A ferramenta funciona tipicamente para restaurantes, lojas, oficinas, enfim, qualquer serviço em que o fator geográfico seja importante, já que a empresa aparece no Google Maps, por exemplo”, ressalta. 

Outro ponto interessante é que o Google Meu Negócio é gratuito. “Certamente, é uma maneira simples e prática de conquistar visibilidade”, explica Tessmann.

Google Search Console

A última ferramenta da lista é o Google Search Console, que ajuda a controlar e otimizar a visibilidade nas pesquisas do Google – estratégia, que é conhecida como Search Engine Optimization, ou SEO na sigla em inglês, bastante utilizada no meio do marketing digital. “O Search Console mostra se o mecanismo de busca está conseguindo acessar e entender as páginas do site ou loja on-line, se há erros que precisam ser corrigidos e até quais palavras-chave estão levando tráfego para o endereço”, observa o especialista.

Uma boa otimização resulta no aumento consistente do tráfego orgânico (não pago), o que Tessmann aponta como um ativo extremamente valioso a longo prazo. “Com uma boa estratégia de SEO, qualquer site pode se tornar uma máquina contínua de vendas, não importa o segmento”, avalia.

Tessmann ressalta que, conhecendo o papel de cada ferramenta, qualquer empresa ou empreendedor pode acelerar as vendas. “O segredo é usar o Ads para trazer clientes em potencial, o Analytics para entender como eles se comportam, o Google Meu Negócio para aumentar a visibilidade local e o Search Console para garantir um bom posicionamento nas buscas orgânicas”, conclui ele.


Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR