Notícias Corporativas

Jurimetria jurídica é aliada de advogados, diz especialista

Jurimetria jurídica é aliada de advogados, diz especialista
Jurimetria jurídica é aliada de advogados, diz especialista
Número de processos novos na Justiça cresceu 9,4% em 2023; advogados especialistas da JusDocs explicam o que é jurimetria jurídica e como esse campo do direito pode ser usado

Em 2023, foram iniciados 35 milhões de processos novos na Justiça brasileira, um crescimento de 9,4% em relação a 2022. As informações integram o relatório “Justiça em Números 2024”, divulgado em maio pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), diagnóstico que se consolida como um dos principais documentos de publicidade e de transparência da Administração Pública do Brasil no que diz respeito ao Poder Judiciário.

De acordo com o balanço, a produtividade do Judiciário brasileiro cresceu quase 7% em 2023, com o encerramento de 34,98 milhões de processos. Ao todo, 91 tribunais brasileiros, dos cinco segmentos de Justiça, atuam por meio do trabalho de 1.265 juízes e juízas e 275.581 servidores e servidoras, que são essenciais para a garantia do andamento dos 83,8 milhões de processos pendentes em 2023 em todo o país, conforme dados do CNJ.

Nesse ponto, Williann Georgi, advogado e fundador da JusDocs, empresa de Saas – legal tech que atua com Inteligência Artificial (IA) para a construção de documentos jurídicos, destaca que um campo do direito pode ser aliado dos advogados de todo o país: a jurimetria jurídica.

Georgi explica que a jurimetria jurídica é o uso de métodos quantitativos e estatísticos para analisar e prever o comportamento de decisões judiciais. “Esse campo [jurimetria jurídica] aplica técnicas de ciência de dados, matemática e estatística ao estudo do direito, permitindo a análise de padrões em julgamentos”, esclarece Georgi. “Além disso, esta área favorece a identificação de tendências em decisões e a previsão de resultados de processos judiciais com base em dados históricos”, conclui.

A JusDocs está localizada no bairro Petrópolis, em Porto Alegre (RS). A empresa foi criada pelos advogados empreendedores gaúchos Williann Georgi e Renan Oliveira, em 2015, em uma época em que os tradicionais bancos de “modelos de petições” predominavam.

Carlos Alberto Day Stoever – advogado com mais de duas décadas de experiência, com passagem pela startup de Documentos Jurídicos –, juntou-se à equipe em 2021, como terceiro sócio.

Segundo Carlos Stoever, a jurimetria pode ser usada para diferentes propósitos, como:

  • Previsão de decisões: com base em dados passados, pode-se prever como um juiz ou tribunal provavelmente decidirá em casos futuros;
  • Análise de tendências: identificação de padrões em decisões judiciais ao longo do tempo, como a frequência de sentenças favoráveis a determinadas partes ou a aplicação de certas leis;
  • Eficiência processual: avaliação da duração média de processos judiciais, tempo de resposta dos tribunais, entre outros aspectos;
  • Estratégias jurídicas: auxiliar advogados a desenvolverem estratégias com base em estatísticas de sucesso ou insucesso em casos semelhantes.

Carlos Alberto Day Stoever ressalta que a jurimetria jurídica é uma interseção entre o direito e a ciência de dados: “A cada dia que passa, esse campo está se tornando cada vez mais relevante com o aumento da digitalização dos dados jurídicos e a disponibilidade de tecnologias avançadas para análise desses dados”, afirma Stoever.

Para mais informações, basta acessar: https://jusdocs.com/busca-de-jurisprudencias


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR