Notícias Corporativas

Foz do Iguaçu é selecionada para receber museu francês

Foz do Iguaçu é selecionada para receber museu francês  Foz do Iguaçu é selecionada para receber museu francês
Foz do Iguaçu é selecionada para receber museu francês
Cidade será a única da América Latina a ter uma filial do Centre Pompidou, um dos museus de arte moderna e contemporânea mais visitados da Europa

A cidade de Foz do Iguaçu receberá a primeira filial do Centre Pompidou de Paris na América Latina. A construção e instalação do Museu Internacional de Arte de Foz do Iguaçu é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado do Paraná e o equipamento cultural francês. 

Segundo a agência de notícias do Governo do estado, o espaço receberá um investimento de mais de R$ 200 milhões e deve ser aberto ao público até 2026. “Outros países já tentaram levar este museu mas não conseguiram, e Foz do Iguaçu foi estratégico para o Centro Pompidou”, celebra Jaime Mendes, sócio-proprietário do Del Rey Quality Hotel e vice-presidente do Visit Iguassu.

O museu deverá ocupar uma área de aproximadamente 24 mil metros quadrados cedidos pela CCR Aeroportos, que administra o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. A ideia é que ele seja localizado em um ponto de fácil acesso e próximo às principais atrações turísticas da região, como o Parque Nacional do Iguaçu.

O Centre National D’Art et de Culture Georges Pompidou é um complexo cultural e um dos locais mais visitados da capital francesa. Ele abriga diversos prédios como o Museu Nacional de Arte Moderna, a Biblioteca Pública, um centro de pesquisa em música e outros equipamentos culturais.

Para Jaime Mendes, a parceria trará bons frutos para a região de Foz do Iguaçu, principalmente com o chamado turismo cultural. Isso deve dar espaço a um novo nicho de mercado na cidade. “Iremos ter um novo momento na cidade visto que estaremos trabalhando a divulgação deste grande atrativo turístico onde as pessoas terão a oportunidade de conhecer grandes obras como as de Pablo Picasso e Salvador Dalí”.

Um pouco de história

Inaugurado em 1977, o Centro Pompidou foi concebido pelos arquitetos Renzo Piano e Richard Rodgers. No local, estão abrigadas algumas das mais importantes obras que representam a arte moderna e contemporânea da Europa, como telas de Picasso, Miró, Salvador Dalí, Mondrian, Pollock, Andy Warhol e outros. Ao todo, são mais de 120 mil obras de arte, datadas de 1905 até à atualidade.

Segundo a agência de notícias do Governo do Paraná, a unidade brasileira deve contar com obras oriundas da sede do museu, mas também dará espaço a nomes expoentes da arte latino-americana. 

Já a cidade de Foz do Iguaçu é um importante centro turístico do sul do Brasil. Segundo a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), apenas no primeiro semestre de 2024, somente o Parque Nacional do Iguaçu alcançou a marca de um milhão de visitantes, sendo 409.402 (41%) turistas vindos de outros países. 

Para mais informações, basta acessar: https://www.hoteldelreyfoz.com.br

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)