Notícias Corporativas

Mercado de franquias avança 19,1% no 1º trimestre de 2024

Mercado de franquias avança 19,1% no 1º trimestre de 2024
Mercado de franquias avança 19,1% no 1º trimestre de 2024
O setor ainda registrou crescimento de 14,3% no acumulado de doze meses, elevando o faturamento de R$ 218,9 bilhões para R$ 250,3 bilhões

A pesquisa trimestral de desempenho do setor de franquias, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), aponta que, apenas no primeiro trimestre de 2024, o mercado registrou um crescimento de 19,1% se comparado ao mesmo período de 2023. O faturamento geral avançou de R$ 50,854 bilhões para R$ 60,560 bilhões.

O levantamento também revela um crescimento de 14,3% no setor, no acumulado de doze meses, cujo faturamento passou de R$ 218,962 bilhões para R$ 250,367 bilhões. Além disso, os dados apontam que as redes de franquias mantiveram um bom ritmo de expansão no período pesquisado, com a abertura de 4,3% mais operações e 1,9% de encerramentos, o que resultou num saldo positivo de 2,4%.

De acordo com Mari Luna, diretora de novos negócios do método educacional Super Cérebro, que atua no desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais para todas as idades, as redes de franquias perceberam a oportunidade de crescimento e estão investindo no mercado. “A abertura de novas unidades, em qualquer segmento, é acompanhada de um expressivo crescimento de receita, tornando cada vez mais atrativo o investimento nesta expansão”, afirma.

Entre os segmentos que mais cresceram, listados pela ABF, o setor de Alimentação, Comércio e Distribuição teve o aumento de receita mais expressivo, chegando a 43,9%, seguido por Alimentação Food Service, com um crescimento de 26,6%. Serviços e Outros Negócios registraram alta de 25,3% na comparação com o primeiro trimestre do ano passado. Já o setor de Educação teve um aumento de 10,1% no período.

“Acredito que o ritmo de expansão está acelerado, com novos produtos surgindo no mercado constantemente, o que torna a conquista de novos clientes uma possibilidade promissora”, avalia a diretora. O estudo também apontou que, na distribuição das operações por localização, as franquias em ruas ainda são as mais exploradas, passando de 52,0% para 54,2%. Embora as operações em shopping centers tenham caído, elas se mantiveram na segunda posição, com uma redução de 22,2% para 19,8%.

Em terceiro lugar, ficaram os negócios como mercados autônomos, operações em prédios comerciais, lojas de conveniência em postos de combustível, condomínios residenciais, store in store, hospitais e clubes esportivos. Nestes segmentos, a participação saltou de 5,2% para 11,7% no trimestre analisado.

Para saber mais sobre a rede de franquias educacionais Super Cérebro, basta acessar: https://supercerebro.com.br/blog/


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR