Notícias Corporativas

Inteligência Artificial revoluciona setor financeiro

Inteligência Artificial revoluciona setor financeiro
Inteligência Artificial revoluciona setor financeiro
Ao se tornar uma ferramenta indispensável, a IA tem capacidade de analisar enorme volume de dados, prever fraudes, automatizar processos e revolucionar a gestão de finanças

O mercado financeiro tem explorado cada vez mais novas e revolucionárias tecnologias. A inteligência artificial (IA) está proporcionando às empresas ferramentas avançadas capazes de transformar e redefinir a gestão financeira, desde a análise de dados ao atendimento ao cliente. À medida que a tecnologia continua a evoluir, o impacto da IA no setor deve se aprofundar com benefícios significativos em eficiência operacional, segurança e personalização do atendimento.

O investimento em tecnologia de ponta no setor financeiro é promissor. Segundo dados do Ranking Idwall realizado entre janeiro e fevereiro de 2024 e que esclarece sobre investimentos estratégicos, os bancos brasileiros projetaram mais de 45 bilhões para a aquisição de novas tecnologias em 2023, um aumento de 29% em relação ao ano anterior. Assim, o foco destes aportes envolverá a IA em soluções voltadas para automação, segurança cibernética inteligente, biometria, relacionamento com o cliente e o incentivo ao compartilhamento de dados.

Nesse sentido, as fintechs como a Fidúcia SCM tem o propósito de fornecer integrações abrangentes de serviços financeiros. Com uma plataforma de API RESTful, ela visa permitir que as empresas construam produtos personalizados adaptados às necessidades dos clientes. “Para que a Inteligência Artificial consiga beneficiar empresas e consumidores em todos os processos é preciso um gerenciamento integrado de identidade, um acompanhamento contínuo dos hábitos do consumidor e sua forma de consumo dos serviços financeiros, o que deve ser feito por uma empresa idônea e com expertise na área”, explica Mirela Francabandiera, CFO da Fidúcia SCM instituição financeira devidamente regulada pelo Banco Central do Brasil.

Mirela explica, ainda, que o investimento em inteligência artificial envolve desde algoritmos que aprimoram a análise de crédito até chatbots que transformam o atendimento ao cliente. “Alimentados por IA, os chats respondem a perguntas frequentes e realizam transações básicas, o que melhora a experiência do cliente e alivia a carga das equipes de atendimento”, comenta Francabandiera.

Além disso, a IA está moldando o futuro das finanças na análise de crédito com maior volume de dados, precisão e rapidez, na prevenção de fraudes monitorando transações em tempo real, na automação de processos, gestão de riscos e, claro, também na melhoria da experiência do cliente.  

Todos esses benefícios para o sistema financeiro serão cada vez mais necessários, já que a presença digital dos consumidores é irreversível. Como aponta o Ranking Idwall, dos 5604 entrevistados, 88% pretendem manter ou aumentar o uso de serviços financeiros digitais.

Assim, a tendência é que a tecnologia siga a passos largos revolucionando o setor bancário e proporcionando melhorias significativas em eficiência, personalização e segurança nos processos.  


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Agenda Cultural (outubro de 2024) Delegada Claudia Kruger fala sobre prisão de Guia Espiritual em PG Prefeita de Carambei avalia seu mandato Desafios de Piraí do Sul Gastos na campanha eleitoral em Ponta Grossa Influência do Joce Nova eleição em PG