Notícias Corporativas

Mercado de animação digital mundial tem projeções positivas

Mercado de animação digital mundial tem projeções positivas
Mercado de animação digital mundial tem projeções positivas
Setor deve chegar a US$ 410.02 bilhões até 2030; animador 3D Gabriel Medeiros Gomes fala sobre o mercado nacional e traça panorama sobre a profissão e relação com IA

O mercado de animação deve chegar a US$ 410.02 bilhões (R$ 2.295,13 bilhões) até 2030, crescendo 12.5% pela taxa de crescimento anual composta (CAGR), em português. A informação integra um balanço da Exactitude Consultancy, compartilhado pela Exactitude Consultancy.

A análise chama a atenção para elementos como a expansão de plataformas de streaming, redes sociais e entretenimento digital que, de acordo com os dados, estariam por trás do fenômeno de crescimento na busca de conteúdos animados de alta qualidade de diversos formatos, como anúncios, filmes, televisão e games.

Para o animador 3D Gabriel Medeiros Gomes, os dados fazem sentido, considerando o cenário atual da produção audiovisual. “Praticamente toda produção, seja para cinema, televisão, jogos ou publicidade, envolve animação de alguma forma, e isso tem se expandido ainda mais com o crescimento exponencial das plataformas de streaming”.

A afirmação de Gomes é corroborada por dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): em 2023, 42,1% dos domicílios do país contavam com ao menos um serviço pago de streaming de vídeo. 

Além disso, prossegue o profissional, novas áreas estão emergindo dentro do setor de animação, como o fenômeno dos “Digital Character Influencers” – perfis de personagens animados que atuam como influenciadores nas redes sociais.

“Essas tendências demonstram como a animação está se integrando cada vez mais ao cotidiano das pessoas, não apenas no entretenimento tradicional, mas também nas redes sociais e na publicidade digital”, afirma. “Com essas expansões, é natural que o mercado atinja números tão expressivos até 2030, consolidando ainda mais sua relevância”, diz. 

Mercado de animação digital avança no Brasil

Gomes destaca que o mercado de animação digital no Brasil tem apresentado um crescimento significativo nos últimos anos, tanto em volume de produções quanto em qualidade técnica e criativa.

“O país já se destaca em áreas como publicidade e séries de animação, com exemplos como ‘Dino Aventuras’, ‘Vamos Brincar com a Turma da Mônica’, a qual participei de sua produção e a mesma foi premiada na categoria Melhor Série Brasileira de Animação no Prêmio Grande Otelo, uma das mais prestigiosas honrarias do cinema e da produção audiovisual no Brasil, ‘Irmão do Jorel’ e a série ‘Lino’, que estreou recentemente com uma qualidade impressionante”, avalia. “Vale lembrar que “Lino”, que também colaborei em sua produção, começou como um longa-metragem em 2017 e, hoje, evoluiu para uma série fantástica”, complementa.

O animador 3D observa que, no setor de longas-metragens, o Brasil ainda está em processo de crescimento, mas já há produções de destaque, como “Uma História de Amor e Fúria”, um filme 2D brasileiro destacado no Festival de Cinema de Pequim.

“Além de atender ao mercado nacional, os estúdios brasileiros também têm atraído produções internacionais, graças à qualidade dos nossos animadores e profissionais de outras áreas da produção”, afirma Gomes.

Para ele, a competitividade do Brasil é reforçada pelo custo mais acessível de produção em comparação com o mercado internacional, tornando o país uma escolha atraente para produções estrangeiras que buscam alto nível técnico aliado a custos reduzidos.

O que uma animação deve ter?

Segundo Gomes, há uma série de fatores determinantes para que uma animação consiga encantar o telespectador. “Antes de dominarmos os princípios e técnicas da animação, é preciso compreender que nossa conexão com histórias é algo ancestral. Desde tempos antigos, somos contadores de histórias, e isso está profundamente enraizado na nossa evolução como espécie”.

Tendo isso em vista, prossegue, o primeiro fator crucial é a narrativa: a maneira como a história é contada. “Quando a história é apresentada de forma envolvente, o espectador consegue se conectar e se identificar com o enredo. Além disso, é importante como os personagens são desenvolvidos e apresentados ao longo da trama”.

O animador, por sua vez, desempenha o papel de ator invisível, trazendo vida e emoção aos personagens digitais, acrescenta o especialista. “Como nós animadores costumamos dizer: ‘A animação é a arte de dar vida ao que antes era inanimado’. Essa combinação de uma boa narrativa e a atuação dos personagens é o que realmente cativa e encanta o público”.

Uso de IA nas produções

Para Gomes, é possível ver um lado positivo no uso de Inteligência Artificial (IA) na profissão: “Sou otimista em relação a esse tema. Animação é arte, e a arte envolve expressão, sensações e sentimentos, características únicas da nossa espécie consciente”. Por isso, na visão do animador 3D, a criação artística em si nunca será completamente substituída pela IA.

“No entanto”, avança, “para produções menores, com orçamentos reduzidos, a IA pode ser usada como uma ferramenta principal de ‘criação’ audiovisual. Ela se encaixa em situações como a de um criador de conteúdo para um canal pequeno no YouTube, que não tem condições de contratar uma equipe de animação e produção audiovisual, mas precisa gerar imagens para agregar valor ao seu conteúdo”.

Ainda na visão de Gomes, é possível enxergar o uso da IA como um auxílio também para animadores. “Ela [IA] pode oferecer ferramentas que vão facilitar e agilizar partes do processo – que, por natureza, é complexo e demorado. Portanto, considero meu emprego garantido no futuro, pois a criação com alma e sentimento continuará sendo nossa principal contribuição”, afirma.

Sobre o profissional

Gabriel Medeiros Gomes é animador 3D formado em Design Gráfico e atua como freelancer para diversos estúdios de animação, tanto nacionais quanto internacionais. Gomes já trabalhou em diversos projetos, que vão desde longas-metragens e séries até videogames.

Além disso, já atuou como animador, professor de animação, animador técnico e supervisor de animação. “Ser animador me enche de orgulho e me impulsiona a aprimorar minhas habilidades, buscando dar mais vida e autenticidade aos personagens e, assim, tocar a alma das pessoas por meio do meu trabalho”.

Para mais informações, basta acessar: https://gabrielmedeirosanim.wixsite.com/gabriel-medeiros


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Entenda sobre a Central de leitos no PR Impacto de Trump no Brasil Qual é o objetivo do JOIA Porque EAD não pode participar do JOIA Secretaria de Estado do Turismo abre edital Podcast ‘Esporte Emoção’ no Portal BNT Reeleição de Elizabeth Schmidt (UNIÃO) em Ponta Grossa