Notícias Corporativas

PUMA faz parte de consórcio para revelar a primeira peça de roupa 100% biorreciclada “fibra a fibra” do mundo

A empresa esportiva PUMA faz parte do consórcio multimarcas que apresentou a primeira peça de roupa do mundo feita inteiramente de resíduos têxteis, usando uma nova tecnologia de biorreciclagem desenvolvida pela empresa francesa CARBIOS.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20241029397704/pt/

Sports company PUMA is part of the multi-brand consortium which unveiled the world’s first piece of clothing made entirely from textile waste by using a new biorecycling technology developed by French company CARBIOS. (Graphic: Business Wire)

Sports company PUMA is part of the multi-brand consortium which unveiled the world’s first piece of clothing made entirely from textile waste by using a new biorecycling technology developed by French company CARBIOS. (Graphic: Business Wire)

O projeto criou uma camiseta branca lisa, feita de resíduos têxteis mistos e coloridos. Usando a tecnologia de biorreciclagem da CARBIOS, o poliéster foi decomposto usando enzimas em seus componentes básicos para produzir poliéster biorreciclado. A qualidade dos tecidos reciclados está no mesmo nível do poliéster virgemàbase de petróleo.

“O desejo da PUMA é ter 100% do nosso poliéster proveniente de resíduos têxteis. O anúncio de hoje é um marco importante para conseguirmos esse objetivo e fazermos com que nosso setor seja mais circular”, disse Anne-Laure Descours, diretora de Sourcing da PUMA. “Agora precisamos trabalhar juntos e garantir que podemos ampliar essa tecnologia para causar o maior impacto possível. É entusiasmante fazer parte desse grande avanço e estabelecer novos padrões para a reciclagem fibra a fibra.”

O objetivo do consórcio é promover coletivamente a mudança do setor têxtil em direção a uma economia circular, desenvolvendo e industrializando a tecnologia de despolimerização enzimática da CARBIOS para alcançar 100% de reciclagem “fibra a fibra”. Dessa maneira, o petróleo pode ser substituído por resíduos têxteis como matéria-prima para a produção de tecidos de poliéster. Esses têxteis podem se tornar novamente matérias-primas, alimentando assim uma economia circular com o benefício adicional de uma pegada de carbono menor e a prevenção de resíduos que acabam em aterros sanitários ou incineradores.

“Pode parecer uma camiseta normal, mas não é. A tecnologia por trás dela é extraordinária”, afirmou o CEO da CARBIOS, Emmanuel Ladent. “Alcançar a reciclagem ‘fibra a fibra’ é um feito tecnológico. A CARBIOS não poderia ter feito isso sozinha, portanto, graçasàcolaboração com nossos parceiros de consórcio, superamos juntos muitos obstáculos técnicos para produzir a primeira camiseta do mundo reciclada enzimaticamente, feita inteiramente de fibras biorrecicladas.”

Atualmente, a maior parte do poliéster reciclado no setor é feita de garrafas PET e apenas 1% das fibras é reciclada em novas fibras. A conquista coletiva representa um marco importante para o objetivo final do consórcio de demonstrar um ciclo fechado de fibra a fibra usando o processo de biorreciclagem da CARBIOS em escala industrial.

PUMA

A PUMA é uma das marcas esportivas líderes mundiais, projetando, desenvolvendo, vendendo e comercializando calçados, roupas e acessórios. Por mais de 75 anos, a PUMA impulsionou incansavelmente o esporte e a cultura criando produtos rápidos para os atletas mais rápidos do mundo. A PUMA oferece produtos de desempenho e estilo de vida inspirados no esporte em categorias como futebol, corrida e treinamento, basquete, golfe e esportes motorizados. Ela colabora com designers e marcas de renome para levar as influências do esporte para a cultura de rua e a moda. O Grupo PUMA é proprietário das marcas PUMA, Cobra Golf e stichd. A empresa distribui seus produtos em mais de 120 países, emprega cerca de 20 mil pessoas no mundo inteiro e tem sede em Herzogenaurach (Alemanha).

Sobre a CARBIOS:

CARBIOS é uma empresa de biotecnologia que desenvolve e industrializa soluções biológicas para reinventar o ciclo de vida do plástico e dos têxteis. Inspirada pela natureza, a CARBIOS desenvolve processos baseados em enzimas para descompor o plástico com a missão de evitar a poluição plástica e têxtil e acelerar a transição para uma economia circular. Suas duas tecnologias disruptivas para a biorreciclagem de plásticos PET e a biodegradação de PLA (biopolímero ácido poliláctico) estão alcançando a escala industrial e comercial. Sua planta de demonstração de biorreciclagem está em operação desde 2021 e uma primeira planta industrial, em parceria com a Indorama Ventures, está em construção. A CARBIOS, fundada em 2011 pela Truffle Capital, tem recebido reconhecimento científico, nomeadamente estampando a capa da Nature, e é apoiada por marcas de prestígio no setores de cosmético, alimentos e bebidas e vestuário para melhorar a reciclabilidade e a circularidade de seus produtos. Nestlé Waters, PepsiCo e Suntory Beverage & Food Europe são membros de um consórcio de embalagens fundado por CARBIOS e L’Oréal. On, Patagonia, PUMA, PVH Corp. e Salomon colaboram com a CARBIOS em um consórcio têxtil. Acesse www.carbios.com/en para saber mais sobre a biotecnologia que impulsiona a circularidade do plástico e dos têxteis.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Samantha Du Plessis,

Comunicação Corporativa da PUMA,

[email protected]

Fonte: BUSINESS WIRE


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Secretaria de Estado do Turismo abre edital Podcast ‘Esporte Emoção’ no Portal BNT Reeleição de Elizabeth Schmidt (UNIÃO) em Ponta Grossa Informações sobre o câncer de mama Live premiada – A Cavalcante veículos está participando do Mega Feirão Conheça itens da Casa do Artesão Oito empresas da região estão entre as 100 maiores do Paraná.